Projeto “Você também pode” faz sucesso em Itajaí e região
Um projeto está dando o que falar no litoral catarinense. O “Você também pode” é encabeçado por João Pedro Martins, um atleta de 135 quilos, dono de um surfe progressivo e de manobras impressionantes, como seus vídeos mostram. São justamente essas imagens, junto com a mensagem do projeto, que estão motivando várias pessoas a iniciar ou voltar a praticar o esporte.
João Pedro conta como surgiu essa proposta. “Algumas pessoas me perguntavam como eu conseguia surfar do jeito que surfava com o meu peso. Isso me causa limitações, é verdade, mas é tudo uma questão de adaptação, de treinamento. Meu amigo tem a Super Swell Producitons e resolvemos fazer um vídeo meu, para mostrar que é possível, no começo deste ano”.
Nesta época, tudo não passou de um simples vídeo, sem um projeto por trás, mas o feedback foi tão positivo que João Pedro decidiu levar as coisas adiante. “Então lançamos o segundo vídeo no Youtube, já com a marca do projeto: ‘Você também pode’. Fomos lá no primeiro, modificamos o nome, também botamos a marca do projeto”.
O atleta radicaliza muito nas ondas da Praia Brava e está inspirando outras pessoas. “Eu quis mostrar que não importa qual é a sua condição você pode sim praticar surfe ou qualquer outro esporte que quiser. O objetivo é motivar pessoas que tenham vontade de começar em uma modalidade, mas não tinham coragem por causa de sua condição. Ou até aquelas que começaram, mas pararam e atualmente não se sentem mais apitas”.
O idealizador do projeto destaca que além do esporte, visa atingir as pessoas de modo mais profundo. “Não quero só mostrar que é possível para qualquer um praticar surfe ou outro esporte. Também motivar as pessoas para correrem atrás de seu sonho, seja ele qual for. De trabalhar e buscar aquilo que querem”.
O projeto terá continuidade em razão do retorno muito positivo que vem recebendo. “O Waves (página do portal online Terra) postou o nosso vídeo. Foram mais de 3 mil curtidas e muitos comentários de mulher marcando o marido, falando que podiam voltar a surfar. Ou amigo que marcou amigo dizendo para ele ver que era possível entrar no esporte. Recebi mensagens de gente me agradecendo, dizendo que os motivei a voltar a surfar e estão muito felizes”.
Um dos grandes exemplos que João Pedro gosta de citar é do surfista Jonathan Borba. “Ele é o nosso representante do Surfe Adaptado. O Jonathan não tem um antebraço e é um baita exemplo de superação. Está competindo em torneios e indo muito bem”.
O Você também pode tem um página no Instagram, onde João Pedro posta fotos e troca ideia com a galera que curte seu trabalho. “Devem ser lançados mais dois vídeos de surfe este ano. Os dois também em um formato de Instagram, curtinhos, de um minuto. Pois é isso que faz bastante sucesso hoje em dia. Mas também devemos lançar um compilado de todo projeto, com imagens, e também falando a ideia que temos, para todos entenderem exatamente do que se trata o projeto. Este vídeo deve ser mais longo”.
O surfista vive na água com suas pranchas desde os cinco anos de idade. João Pedro tem 25 anos atualmente, e há uma década surfa de longboard. O itajaiense também é velejador há 12 anos. Foi assim que chegou à Associação Náutica de Itajaí, instituição pela qual já exerceu alguns cargos.
Para o projeto, João Pedro contra com o apoio de Calibre Surfboards, Quilhas Mix Fins, Salcura, Parafinas Perfect Wave da Associação das Praias de Itajaí (ASPI). Além disso, é claro, a produtora Super Swell faz parte do Você também pode.
Veja o primeiro vídeo do projeto: https://www.youtube.com/watch?v=sBiD4S5v51s
Confira o segundo vídeo do Você também pode: https://www.youtube.com/watch?v=xms4y5O1EHY
Texto: Guilherme Furtado/ Santa Radical
santaradical