Quais são as principais formas de usar a nota do Enem no Brasil?

0
Side view mid section of students writing notes in classroom

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) continua sendo o principal passaporte para o ensino superior no Brasil. Milhões de estudantes utilizam essa pontuação como critério de seleção em diversos programas, como o Sistema de Seleção Unificada, que oferece vagas em instituições públicas de ensino superior em todo o país.

Em 2024, as provas aconteceram nos dias 3 e 10 de novembro, com um novo recorde de inscrições: mais de 5 milhões de candidatos em busca de uma vaga. Todo ano, os estudantes também podem concorrer a bolsas de estudo integrais e parciais pelo Programa Universidade para Todos, responsável pelas oportunidades em instituições privadas.

SiSU

Gerido pelo Ministério da Educação (MEC), o SiSU dispõe de vagas em diversas instituições públicas de ensino superior em todo o país, aplicando a nota do Enem como critério de seleção. Quando acessar o sistema, o candidato tem suas notas automaticamente recuperadas, facilitando todo o processo de inscrição. Nessa etapa, é preciso preencher um questionário socioeconômico e escolher até duas opções de curso.

É importante ressaltar que as escolhas podem ser alteradas durante todo o período de inscrições, sendo considerada válida apenas a última opção registrada no sistema. Para participar, o candidato precisa ter obtido nota maior que zero na redação e não ter se declarado treineiro.

ProUni

Durante a preparação pré vestibular, muitas dúvidas sobre o que é ProUni podem surgir. Visto isso, ele nada mais é do que um programa voltado para estudantes de baixa renda, que precisam comprovar renda familiar bruta mensal per capita de até um salário mínimo e meio para a bolsa integral e de até três salários mínimos para a bolsa parcial. É uma iniciativa do Governo Federal para democratizar o acesso ao ensino superior.

Nesse sentido, o ProUni oferece bolsas de estudo integrais e parciais em diversas instituições privadas de educação em todo o país. Para participar, é necessário ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio nos últimos dois anos e ter obtido, no mínimo, 450 pontos na média das provas, além de não ter zerado a redação.

Fies

Um dos programas de financiamento mais procurados por estudantes brasileiros que desejam fazer uma graduação. Com o Enem como principal porta de entrada, há condições especiais de pagamento, com taxas de juros atrativas e possibilidade de parcelamento do valor da dívida em longo prazo. No entanto, vale destacar que as regras podem sofrer alterações, por isso é fundamental que os interessados acompanhem as informações divulgadas pelo Ministério da Educação.

Foto: iStock