A maioria delas acabou assinando Termo Circunstanciado e foi liberada
Somente no ano passado 2.423 pessoas foram presas em flagrante pela Polícia Militar ou assinaram Termo Circunstanciado na área do 12º Batalhão de Polícia Militar. Foram 998 pessoas presas em flagrante por cometer algum tipo de crime e 1.425 Termos Circunstanciados foram lavrados.
“Privar uma pessoa de sua liberdade é algo extremamente grave e não pode ser vulgarizada ou vista como troféu”, destaca o comandante do 12ºBPM, Tenente-Coronel Evaldo Hoffmann.
“A Polícia Militar tem a missão constitucional de ser polícia ostensiva e preservar a ordem pública, e para isso, cumprindo e fazendo cumprir a lei, presente 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano, visando a prevenção e a proteção da sociedade, por questões lógicas, é impossível estar em todo lugar ao mesmo tempo, e com isso, algumas pessoas desafiam a lei e cometendo crimes, talvez por pensar que a penalidade imposta seja leve e compense sua empreitada criminosa, caso seja preso”, afirmou.
NESTE ANO – Nos primeiros 30 dias deste ano, 329 pessoas foram flagradas pela Polícia Militar cometendo alguma espécie de crime, sendo 138 pessoas presas em flagrante e 191 Termos Circunstanciados, (processo feito pela Polícia Militar no local do fato quando flagra alguém cometendo crimes de menor potencial ofensivo).
“É claro que não nos orgulhamos desses números. Mas estamos diuturnamente nas ruas, tentando evitar que o crime aconteça, e se acontecer, tentar prender o criminoso, mesmo sabendo que ele tem ao seu favor diversas benevolências das leis, e se prendermos, entregar ao Poder Judiciário para que aplique as leis, mesmo sabendo que daqui a pouco ele estará novamente nas ruas para recomeçar o ciclo, beneficiado pela lei”, completa o Evaldo Hoffmann.