Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
ENTRETENIMENTO

Ritmos afro-brasileiros são tema de oficina em São Francisco do Sul

Projeto Percussão Catarina, do músico e educador musical Luciano Candemil está circulando o estado e chega a São Chico para dois dias de práticas na sede da escola de capoeira Movimentos da Ilha

O músico, pesquisador e educador musical Luciano Candemil está circulando por diversas regiões do estado com o projeto Percussão Catarina, em que propõe uma vivência com os diversos ritmos de origem africana presentes na cultura musical brasileira. Nos dias 17 (quarta-feira) e 18 (quinta-feira) deste mês, o projeto passa por São Francisco do Sul. As oficinas acontecem na sede da escola de capoeira Movimentos da Ilha, das 18h às 22h30 nas duas datas. A participação é totalmente gratuita.

As práticas do projeto Percussão Catarina se baseiam nas várias rítmicas da diáspora africana espalhadas pelo Brasil e pelo mundo, presentes também no cenário cultural catarinense. Entre os ritmos trabalhados na oficina em São Chico estarão o ijexá, o samba-reggae e os diversos ritmos do axé. Para a realização das atividades, Candemil conta com a assistência de outros dois músicos percussionistas – Cleyton Medeiros e William Camargo.

Não há necessidade de conhecimento prévio dos ritmos, nem dos instrumentos de percussão e qualquer pessoa com idade a partir dos 12 anos pode participar. As inscrições devem ser feitas diretamente com Marcelo Almeida (Mestre Bolha), através do WhatsApp (47) 99736-0134.

Luciano Candemil comemora a passagem do projeto pela cidade. “São Chico tem uma história bem importante de ancestralidade, uma relação com a negritude e com o samba também. Então acredito que faça todo sentido trazer o projeto para a cidade, reforçando esses laços e promovendo a troca de aprendizados”, salienta.


O projeto Percussão Catarina

A proposta de Candemil com o projeto é oferecer uma formação em percussão sobre os ritmos afro-brasileiros que atualmente são tocados no território catarinense em vivências artísticas que estão passando por quatro regiões do estado: Sul, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Norte Catarinense.

O projeto Percussão Catarina é uma realização da Cand Music Produções Artísticas, por meio do Programa de Incentivo à Cultura (PIC) da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Governo do Estado de Santa Catarina, tendo como incentivadora a Celesc – Centrais Elétricas de Santa Catarina S.A.

Serviço:

O Quê: Percussão Catarina: Oficina de ritmos afro-brasileiros;

Quando: 17 e 18 de janeiro (quarta e quinta-feira), das 18h às 22h30;

Onde: Escola de capoeira Movimentos da Ilha – Rua Simão Piaz, 996, Ubatuba – São Francisco do Sul;

Quanto: a participação é inteiramente gratuita – 30 vagas disponíveis por oficina.

Posts Relacionados

Zoom 80’s Club passa a abrir aos sábados

Evento em Balneário Camboriú traz coleção de louças inspirada na Grécia

Aberta chamada pública para mostra de videoarte em Florianópolis

Avanço tecnológico revolucionou gestão das empresas

Hernan Cattaneo apresenta set all night long nesta sexta, no Warung

5ª Primavera em Dança terá 46 apresentações, neste sábado, no Jurerê OPEN

Decorare Santa Catarina 2024 acontece até outubro

23ª Semana Farroupilha de Joinville celebra a cultura gaúcha neste final de semana

Revista PERFIL comemora 11 anos, fortalece estrutura e amplia parcerias estratégicas

Desterro Autoral celebra a música de Floripa na cabeceira da Ponte Hercílio Luz