O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) realizou uma reunião na manhã de sexta-feira (09), juntamente com a Diretoria de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, a Vigilância Epidemiológica, em parceria com o Centro de Valorização da Vida (CVV), Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) e Unidade Básica de Saúde (UBS) Meia Praia II com o objetivo de planejar um evento referente ao Setembro Amarelo, fazendo parte da campanha internacional de conscientização e prevenção ao suicídio.
A iniciativa busca quebrar de vez o tabu em torno do tema “Suicídio” e ajudar na prevenção, o Setembro Amarelo acontece no Brasil desde 2014. A ideia é reunir um evento que abra espaço para debates e divulgação do tema. É necessário conscientizar e falar sobre o assunto. O Setembro Amarelo é uma forma de dar voz e mostra que somos capazes de prevenir quando falamos, porque é uma questão de atenção e cuidado com as pessoas, demonstrando que elas não estão sozinhas.
O mês foi escolhido porque 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Lugares públicos do município são iluminados com a cor amarela e diversas ações são realizadas. No sábado (10), Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, a Prefeitura, o Mirante e o Mercado Público aderiram também à campanha. Além disso, representantes do CVV destacaram que uma forma de divulgação da campanha é também a participação dos lojistas “amarelando suas vitrines”.
Segundo Ariane Silva, psicóloga residente do NASF, o evento acontecerá na segunda-feira, dia 26, e maiores informações serão divulgadas em breve nas UBSs, nas rádios e pelas regiões município. “Este evento será de fundamental importância para conscientização sobre o tema, pensando também em propostas para prevenção do suicídio e promoção de saúde das pessoas que estão em sofrimento”, ressaltou.