Em um cenário marcado por ritmo acelerado e alta pressão por prazos, a saúde mental dos trabalhadores da construção civil se torna um tema crucial. Reconhecendo essa necessidade, Sindicato da Indústria da Construção Civil da Foz do Itajaí (Sinduscon), FIESC e o SESI promoveram o Workshop Saúde Mental nas Empresas. O evento reuniu especialistas para debater os desafios e oportunidades na área de Recursos Humanos (RH) nesse contexto, dentro da programação do Café com RHs, iniciativa do Sinduscon.
A psicóloga e consultora em saúde mental, Rubia Fernando Candido Pein, que atua no SESI SC, apresentou um panorama da situação da saúde mental dentro das empresas durante o workshop. “Trouxe dados sobre saúde mental, com foco nos desafios específicos da construção civil. Em seguida, sugeri oportunidades de atuação para o RH, com ênfase no papel estratégico da liderança na promoção do bem-estar dos trabalhadores. Por fim, abordei a nova legislação sobre saúde mental no trabalho, incluindo a certificação de empresas promotoras de saúde mental”, destaca Rubia.
A psicóloga enfatizou o papel crucial da liderança na promoção da saúde mental no ambiente de trabalho. Segundo ela, os líderes precisam estar atentos aos sinais de sofrimento dos seus colaboradores, oferecer apoio e orientação, e criar um ambiente de trabalho seguro e saudável.
O workshop também abordou a nova legislação relacionada à saúde mental no trabalho, que inclui a certificação de empresas promotoras de saúde mental. “Essa certificação é um reconhecimento às empresas que se comprometem a implementar ações para promover o bem-estar dos seus colaboradores”, ressaltou Rubia.