O Serviço Social da Indústria (SESI), entidade da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), iniciou o ano de 2017 em novo endereço em Pinhalzinho. A construção da sede da entidade no município iniciou em outubro de 2015 e encontra-se em funcionamento desde o dia 09 de janeiro.
A unidade tem uma área construída de 1.142 metros quadrados, abrigando salas de aula, academia, consultório odontológico, audiometria, consultório médico (medicina do trabalho), laboratório de informática, área administrativa e campo de futebol suíço (em instalação) com área de confraternização. Os investimentos na obra e em equipamentos é superior a R$ 3,5 milhões.
De acordo com o diretor do SESI Região Oeste, Claudemir José Bonatto, a nova sede amplia a oferta de produtos e serviços em SAÚDE e EDUCAÇÃO. “Na educação, além da modernidade dos ambientes, um novo conceito em termos de metodologia: “o aprendizado compartilhado”, destacou. As salas de aula são temáticas, com espaços para as áreas de comunicação, matemática e ciências. “Temos salas multifuncionais onde o aluno coloca em prática o trabalho colaborativo, cooperado e criativo. Aprender em grupo é a estratégia pedagógica da unidade do SESI em Pinhalzinho”, acrescentou.
As projeções para 2017 são: 3.500 atendimentos na odontologia; 6.700 vacinas da gripe; 2.600 exames médicos; 2.500 exames de audiometria; 180 matrículas para a educação de jovens e adultos e cerca de 1.500 matrículas em educação continuada, através de cursos de curta duração. “Temos a intenção de oferecer novos programas, entre eles o de emagrecimento saudável, gerenciamento de estresse e o PITE (Programa de Iniciação Tecnológica Empreendedora)”, relatou Bonatto.
Os produtos e serviços oferecidos atendem os trabalhadores da indústria e também toda a comunidade. O SESI Pinhalzinho abrange 23 municípios, com população de 143.826 habitantes, 1.311 indústrias com 17.133 trabalhadores.
Bonatto registra que os benefícios desta nova unidade para a população e para as indústrias de Pinhalzinho se evidenciam pela proximidade do atendimento e pela melhor estrutura que está disponível e adequada às demandas e necessidades. “A unidade do SESI é um aparelho que a FIESC coloca a disposição das indústrias e comunidade para melhorar a qualidade de vida e elevar o nível de escolaridade dos trabalhadores, contribuindo para o aumento da competitividade industrial na região”, afirmou.
Além de Pinhalzinho, está sendo construída a nova sede do SESI em Xanxerê. Com a abertura da nova farmácia do SESI em Chapecó, os investimentos do SESI na região são de R$ 7 milhões em infraestrutura. Este é o resultado das demandas solicitadas pelo vice-presidente regional da FIESC, Waldemar Antônio Schmitz, e pelos sindicatos patronais filiados à Federação das Indústrias de Santa Catarina. “É o reconhecimento da FIESC da importância da contribuição dada pelas indústrias do Oeste no desenvolvimento econômico catarinense”, finalizou Schmitz.