Você já sofreu algum acidente de qualquer natureza e ficou com sequelas permanentes? O Auxílio-Acidente é um benefício previdenciário de cunho indenizatório.
Ele será devido aos segurados (aqueles que possuem vínculo com o INSS) que sofreram acidente de qualquer natureza, que após as consolidações das lesões resultem em sequelas permanentes que impliquem redução da capacidade para a atividade laborativa habitual.
As sequelas devem ser permanentes e, também, deverá haver prejuízo na vida profissional do trabalhador.
Segundo o advogado Wandergell Leiroza Junior, advogado trabalhista e previdenciário, se uma redução permanente ocorrer, você terá direito ao Auxílio-Acidente. Tal benefício também é estendido às pessoas que ficaram com sequelas permanentes que reduziram a capacidade de trabalho, decorrentes de doenças graves, como câncer.
Este é o Auxílio Acidente, um benefício pago pelo INSS, dá direito ao recebimento do 13º e pode continuar trabalhando e recebendo o benefício até se aposentar. “Assim como as doenças produzidas ou desencadeadas pelo exercício do trabalho, os acidentes de qualquer natureza, também contam para o recebimento do benefício”, explica Leiroza.