Projeto celebra trajetória de fomento à economia criativa e superação do período de pandemia com eventos em Porto Belo e Tijucas ao longo do mês
O Som&Sol – Música na Rua é um projeto que surgiu em 2017, com o objetivo de proporcionar o acesso à cultura e às diversas manifestações artísticas em espaços públicos, de maneira gratuita e irrestrita. No mês de junho, o projeto completa cinco anos de atividades e comemora o feito com duas edições: em Porto Belo, no dia 12 (domingo), e em Tijucas, no dia 26 (domingo).
A longevidade do projeto é ainda mais significativa após os dois anos em que a pandemia de coronavírus impôs um período de extrema dificuldade para o setor da economia criativa. Com novo fôlego após o retorno das edições com excelente recepção do público, o evento vislumbra seus novos passos e promove a celebração desta importante etapa de sua história.
A primeira edição do mês ocorre no já tradicional ponto de realização do Som&Sol, a Praça da Bandeira, Centro de Porto Belo, das 10h às 19h. Na programação está a conhecida variedade de expositores de artesanato, acessórios, moda, comida e chopp artesanal, além de prática de yoga, teatro e feira de adoção de animais. Escalados para o palco musical do evento estão as apresentações da cantora Aline Vieira, com canções autorais e releituras da MPB, o reggae de Victor Praun e Banda e uma roda de samba com Natália Pereira.
Em Tijucas, o evento acontece das 10h às 20h, no Casarão Gallotti, importante referência cultural e histórica da região. Integrando a programação oficial do aniversário de 162 anos do município, a programação terá aulas de yoga e muay thai, teatro e a presença dos expositores, como em todas as edições do projeto. A edição contará ainda com uma feira de adoção de animais, visitação ao Museu do Casarão e a mostra Upcycling Lamp, do artista Robson Leal. A música fica por conta do DJ Bruno, da banda Mangavas, que recentemente lançou single em homenagem a Tijucas, e o show da banda Uniclãs, sempre destaque nos eventos em que se apresenta.
“Está sendo muito bom poder voltar com as edições do Som&Sol e sentir que a retomada parece bem encaminhada e principalmente comemorar os cinco anos do projeto. É sempre um desafio trabalhar com cultura e conseguir que ele seja tão duradouro é uma grande vitória, que dividimos com todos os artistas e público que prestigiam o projeto todos esses anos”, salienta o produtor do Som&Sol, Bruno Juliano.
Promovido pela ABP Eventos, o Som&Sol conta com apoio da Prefeitura de Porto Belo, através da Fundação Municipal da Cultura, e da Prefeitura de Tijucas, via Secretaria Municipal de Cultura, Juventude e Turismo.
Serviço:
O quê: Som&Sol – Música na Rua;
Quando e onde: Praça da Bandeira, em Porto Belo – Dia 12 de junho (domingo), das 10h às 19h; e Casarão Gallotti, em Tijucas – Dia 26 de junho (domingo), das 10h às 20h;
Quanto: eventos gratuitos.