Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Uma nova crise global? Assunto será destaque em painel na Logistique 2024

Balneário Camboriú (SC) – Uma nova crise global está próxima? Se sim, o que impacta nos riscos para o fenômeno econômico? O tema será destaque no painel “O mundo está a caminho de uma nova crise econômica?” no Logistique Summit, que acontecerá de 23 a 25 de julho, em Balneário Camboriú (SC).

O seminário integra a programação da Feira Logistique 2024 – evento que conecta a logística e o supply chain no Sul do Brasil – e reunirá alguns dos mais renomados especialistas do setor para debater os principais desafios e perspectivas do cenário econômico internacional. Neste ano, a feira estará em um novo endereço, o Expocentro BC, um dos centros de eventos mais inovadores do Brasil.

No painel, Otaviano Canuto, economista que foi vice-presidente e diretor do Banco Mundial, diretor executivo do Fundo Monetário Internacional (FMI) e vice-presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), alertará sobre os perigos do protecionismo e das políticas isolacionistas. “Governos não devem se iludir com a ideia de que podem salvar suas economias individualmente”, afirma Canuto. “Se as grandes economias do mundo seguirem por esse caminho, com tarifas e subsídios, todos perderão no final”, completa.

O economista também destacará a importância da diversificação para a resiliência das economias. “Não adianta trazer tudo para casa, pois isso nos torna mais vulneráveis a choques. As empresas também devem buscar proteção contra choques de forma eficiente, sem comprometer a produtividade e a qualidade dos produtos”, salienta.

Apesar dos riscos, Canuto não prevê uma crise iminente. “O crescimento global deve desacelerar este ano para algo em torno de 2,9% a 3%, mas ainda acima do nível associado à recessão global”, disse. “Os Estados Unidos e a China devem ter crescimentos moderados, enquanto a Europa enfrenta mais desafios devido ao baixo ritmo de crescimento e às incertezas políticas”, completa.

Para o futuro, Canuto ressalta a importância de reformas estruturais no Brasil. “O crescimento acima de 2% dependerá de uma nova agenda de reformas, incluindo a reforma tributária, que trará ganhos de produtividade de forma gradual”, diz. A taxa de investimento, segundo ele, também precisa aumentar, mas isso é um desafio com a taxa de investimento atual em torno de 16-17% do PIB.

Maria Teresa Bustamante, moderadora do painel, membro do Conselho da Câmara de Comércio Internacional (ICC) e presidente da Câmara de Comércio Exterior da FIESC, complementará a análise com sua visão sobre a nova ordem econômica global. “Vivemos um mundo de transformação digital, em que cada vez mais os trabalhadores estão sendo questionados sobre a nossa capacidade de resiliência frente ao avanço tão vertiginoso de todas essas novas modalidades que a transformação digital nos apresenta”, afirma. “Diante desse cenário, segundo ela, torna-se crucial que cidadãos, empresas, empreendedores, investidores e trabalhadores se adaptem e redefinam suas estratégias para prosperar nesse novo ambiente.

Ela também destaca que o mundo digital em constante transformação exige resiliência e adaptabilidade. “A inteligência artificial, representada por ferramentas como o chat GPT, se torna cada vez mais presente, exigindo novas habilidades e competências dos indivíduos”, diz.

O debate também contará com a participação de Jorge Polydoro, presidente do Grupo Amanhã. Os especialistas destacarão a importância do diálogo e da cooperação internacional para enfrentar os desafios da economia global.

Sobre a Logistique

A Feira Logistique é um dos maiores e mais importantes eventos do setor logístico no Brasil, que reúne empresas, profissionais, entidades e autoridades do segmento. O evento tem como objetivo apresentar as novidades, as tendências e as soluções para os desafios logísticos dos principais setores que movimentam a economia nacional, como a indústria e o agronegócio.

A partir deste ano, a Feira Logistique passa a ter um novo posicionamento: conectar as principais cadeias e fluxos logísticos do Sul ao mercado global. Com isso, o evento expande o seu foco, abrangendo todas as interfaces da cadeia logística, transporte multimodal, comércio internacional, intralogística e supply chain. Ao ampliar o escopo, o evento oferece uma diversidade maior de soluções, atendendo as necessidades dos principais segmentos e possibilitando mais inovação e networking entre o setor.

Santa Catarina é um importante hub logístico, portuário e industrial do país, que movimenta grandes volumes de cargas, demandando por enorme volume de serviços e produtos logísticos

Mudança de local

A Feira Logistique e o Logistique Summit serão realizados em Balneário Camboriú, no estado de Santa Catarina, entre os dias 23 e 25 de julho de 2024. A escolha do local é para atender as necessidades de ampliação e nova estruturação do evento, que passa a contemplar de forma mais efetiva o setor logístico nacional. Além disso, Balneário Camboriú é uma cidade turística, que oferece uma excelente infraestrutura, comodidade e lazer para os visitantes do evento.

AGENDA

Logistique 2024 e Logistique Summit

Data: de 23 a 25 de julho

Local: Expocentro – Balneário Camboriú (SC)

Horário: das 13h às 20h

Informações e inscrições: https://logistique.com.br/

Posts Relacionados

SENAI de Brusque debate escassez de profissionais durante encontro com indústrias

Outubro Rosa: Mercadão de Coqueiros arrecada leite para famílias de pacientes

Atestado médico não precisa ter código da doença para ser válido, decide 2ª Turma

Lages sedia mais uma Exposição Passaporte de Primavera

Escola SESI de Brusque divulga bolsas de estudo para alunos da rede pública de ensino

IFC abre inscrições de Cursos Técnicos para quem já terminou o Ensino Médio

Fundação Aury Luiz Bodanese premia destaques da 1ª Caminhada Ambiental

Vektor Energia marca presença na FAEX, em Xanxerê (SC), com soluções inovadoras para o mercado livre de energia

Programa Respeito Dá o Tom celebra sete anos com ações de inclusão e diversidade em Santa Catarina

Escola de Turvo implementa Projeto “Plantando para o Futuro: Horta Escolar”