A Secretaria de Saúde e Saneamento, por meio de unidades básicas e especializadas, realizará ações voltadas à saúde do homem durante todo o próximo mês em alusão ao “Novembro Azul”. Com cronograma pré-estipulado, as equipes da rede ofertarão atividades de conscientização e prevenção, principalmente quanto ao câncer de próstata. Os atendimentos visam alertar os munícipes e impulsionar o hábito da procura pelos serviços.
No dia 19, a equipe de Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Nova Esperança ofertará consultas com médico clínico-geral aos moradores que não conseguem frequentar o “posto”. Dez atendimentos serão disponibilizados durante a manhã, outros dez no período da tarde, e a demanda será organizada a partir da observação das agentes comunitárias de saúde da unidade. Testes rápidos para detecção de HIV, Sífilis e Hepatites B e C também serão realizados no local.
Os profissionais da ESF da Barra, no mesmo dia, executarão uma ação similar, acrescida apenas de uma palestra sobre o câncer e cuidados necessários para a saúde do homem. As equipes dos Estados, do Ariribá, dos Municípios, do Central (Posto da 1500) e do Centro de Atenção à Saúde (CAS) das Nações divulgarão seus cronogramas ao longo do mês.
No dia 25, o Núcleo de Atenção ao Idoso (NAI) disponibilizará consultas com urologista à munícipes presentes na fila de espera da especialidade. Estima-se que 40 consultas sejam realizadas, das 7h às 12h e das 13h às 18h. Cafés da manhã e da tarde também serão cedidos, em meio a conversas com profissionais.
Sueli Maçaneiro, coordenadora da unidade, comenta que esse é o momento correto para execução desse contato entre a saúde pública e o homem, já que esse não procura pelos serviços ofertados. “O homem não cuida da própria saúde, as estatísticas nacionais comprovam isso. A realidade é que ele não faz exame e só procura o médico quando o problema já está instalado”, pontua.
Mais informações na Secretaria de Saúde e Saneamento, pelo telefone (47) 3261-6200.