Xi Jinping parabeniza Lula e cita “parceria estratégica” entre China e Brasil.
O presidente chinês, Xi Jinping, parabenizou, nesta segunda-feira (31), Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por sua vitória na eleição presidencial do Brasil, segundo a emissora estatal CCTV.
Além do líder chinês, uma série de outros líderes mundiais já parabenizaram o petista. O presidente americano, Joe Biden, e o francês, Emmanuel Macron, foram alguns dos primeiros a divulgar manifestação.
Nesta segunda (31), os presidentes de Rússia e Ucrânia, Vladimir Putin e Volodymyr Zelensky, além do premiê britânico, Rishi Sunak, e o chanceler alemão, Olaf Scholz, também parabenizaram Lula.
“Atribuo grande importância ao desenvolvimento das relações China-Brasil”, disse Xi.
“Estou disposto a trabalhar com o presidente eleito Lula, de uma perspectiva estratégica e de longo prazo, para planejar e promover conjuntamente a um novo patamar a parceria estratégica abrangente entre a China e o Brasil, em benefício dos dois países e seus povos.”
As relações entre a China e o Brasil pioraram sob o governo do presidente Jair Bolsonaro, derrotado no segundo turno das eleições no domingo.
Lula, eleito para um terceiro mandato, liderou o Brasil no primeiro agrupamento do Brics em 2009, inicialmente composto por Brasil, Rússia, Índia e China, antes da adesão da África do Sul em 2010.
No ano passado, Lula elogiou a China e sua resposta à pandemia de Covid-19 em uma entrevista a um meio de comunicação chinês.