​Atletas olímpicos visitam alunos de atletismo e futebol de campo da FME de Balneario Camboriu

0

​Atletas olímpicos visitam alunos de atletismo e futebol de campo da FME de Balneario Camboriu

A tarde desta quinta-feira (31) para os alunos de futebol de campo e atletismo da Fundação Municipal de Esportes de Balneário Camboriú foi recheada de aprendizado e descontração. Os velocistas olímpicos João Vitor de Oliveira e Tamiris de Liz foram ao Estádio Municipal do Bairro das Nações para conversar com a garotada sobre conquistas, desafios perseverança, escolhas e disciplina.

João Vitor mais conhecido como “João da Barreira” começou sua carreira no atletismo com apenas 12 anos de idade na escolinha Jadel Gregório, em Marília (SP). Desde que iniciou no esporte passou a progredir a cada ano, os 110 metros com barreira é sua especialidade. Com apenas 25 anos de idade já tem bastante experiência na bagagem, conquistou bronze em duas edições do brasileiro juvenil, quatro ouros no sul-americano nas categorias juvenil, sub-23 e adulto, além do bronze no Pan-Americano de 2011 na categoria juvenil. Além de todas essas medalhas disputou o Mundial em 2010 no Canadá e a Olimpíada no Rio de Janeiro em 2016.

Tamiris de Liz conquistou dois bronzes no Mundial Júnior, em Barcelona em 2012, nas categorias de 100 m rasos e 4 x 100 m rasos. Sua especialidade é os 100 e 200 metros rasos. Natural de Joinville teve seu primeiro mundial com apenas 16 anos, hoje treina junto com João em San Diego, na Califórnia. Nos próximos anos treinará fortemente para a Olimpíada da Rússia, em 2020.

A agenda de um velocista é bem agitada, só neste ano João participou de 23 competições no período de sete meses. Atualmente irá para Portugal em busca de melhor rendimento para conseguir a vaga na Olimpíada da Rússia. Jamais faltou perseverança e garra para ir atrás de seus sonhos, através de suas conquistas contou aos atletas da Fundação Municipal de Esportes (FMEBC) o quanto é importante não desistir.

“Em algumas vezes na minha carreira pensei em desistir, porém foquei no que eu queria para a minha vida e segui em frente, sempre correndo atrás do meu sonho sem ter medo do mundo. Vocês têm que pensar desta forma, não podem ter medo quando se trata de sua profissão e sonho, deve ir em frente mesmo tendo que abrir mão de algumas coisas”.

Os atletas se encantaram com a dupla Olímpica, a partir de hoje João e Tamiris servem de inspiração na hora de competir. Brenon Cauê Vargas Bello, que treina futebol de campo, contou que para ele João serve de exemplo pra vida. “É um espelho para mim, pôde mostrar pra gente que podemos ser um dia como ele, seja em qualquer esporte”.

Para os professores das escolinhas foi uma grande experiência, não é todo dia que dois atletas olímpicos estão disponíveis. O professor de futebol de campo e velocista no atletismo, Diego Ferreira, gostou bastante da interação dos atletas olímpicos com os alunos. “É um prazer poder conhecer um atleta a nível mundial, muito interessante essa troca de experiência dele com os alunos, serve de inspiração para as gerações futuras, como ele mesmo disse você pode vencer na vida através do esporte”.

Esta experiência foi tão boa para os alunos que no final da conversa rolou até um desafio de corrida com barreiras com João Vitor. No ano que vem eles pretendem voltar a Balneário Camboriú para saber como estão os atletas.