Durante a tarde desta terça-feira, 13, com encerramento às 22h, os policiais militares da sede do 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM) realizaram mais uma “Operação Saturação” em Blumenau.
Para esta nova edição da operação, foi selecionada a área norte da cidade, que tem apresentado alguns índices criminais acima do normal, notadamente o crime de roubo.
Além do efetivo ordinário da radiopatrulha, outros 45 policiais militares do 10º BPM somaram esforços, realizando por todo o período da operação incursões e barreiras policiais, procurando retirar de circulação veículos com registro de furto ou roubo, procurados pela justiça, armas e drogas.
A operação foi desencadeada nos bairros Itoupavazinha e demais bairros da área norte, com incursões e varreduras por parte das equipes especializadas, e com inúmeras barreiras policiais por parte do efetivo da radiopatrulha, montadas simultaneamente, com o intuito de saturar a área, gerando prevenção criminal, além de reprimir possíveis situações criminais em andamento.
Houve também nova utilização do posto de comando móvel, um micro-ônibus totalmente adaptado, com gerador próprio de energia, câmeras de videomonitoramento, que possui toda a estrutura necessária para servir de ponto estratégico para o efetivo empregado, que permanecerá em operação ininterrupta até a tarde de amanhã, dia 14.
Após o término das ações, chegou-se aos números de153 veículos vistoriados,76 pessoas abordadas, quatroveículos removidos, oitoAutos de Infração de Trânsito lavrados, doisdocumentos de veículos recolhidos por irregularidades, duaspessoas presas, 364 gramas de maconha apreendidas e seismunições de calibre .38 apreendidas.
Em uma das barreiras policiais, próxima ao loteamento América do Sol, bairro Itoupavazinha, houve a prisão em flagrante de um homem, de 19 anos, pelo crime de tráfico de drogas, sendo apreendidas 360 gramas de maconha, bem como pela posse de seis munições de calibre .38, além da apreensão de dois capacetes, que foram reconhecidos pelas filmagens de estabelecimentos comerciais como sendo utilizados na prática de crimes de roubo recentemente.
Também em uma das barreiras policiais, um homem que pilotava uma motocicleta desobedeceu a ordem de parada e tentou fugir, sendo em seguida abordado. Após verificações na motocicleta, houve a condução à Central de Polícia pelo crime de adulteração de sinais de veículo automotor.
Por fim, em outra das barreiras itinerantes, foram retiradas de circulação 4 gramas de maconha, sendo lavrado termo circunstanciado no local, pelo crime de posse de droga para consumo próprio, e por ter o autor se comprometido a comparecer junto ao juizado especial criminal na data agendada, foi liberado.
(Texto: 2º tenente Roberto Gassenferth Junior, chefe P-5/10ºBPM :: Fotos: Giovanni Silva, fotógrafo profissional)