Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

12ºBPM certifica Base Comunitária como modelo da filosofia KOBAN

12ºBPM certifica Base Comunitária como modelo da filosofia KOBAN

O comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar, Tenente-Coronel José Evaldo Hoffmann Junior, recebeu na manhã desta quarta-feira, dia 10, a inspetora Hisami Ohashi, da Polícia Nacional do Japão, para uma visita de inspeção e certificação da Base Comunitária da Barra como modelo KOBAN.

A visita da inspetora japonesa faz parte de um acordo de cooperação técnica internacional na área de Polícia Comunitária entre Brasil e Japão, que tem como finalidade estabelecer um sistema de troca de informações e experiências, além da multiplicação da filosofia de Polícia Comunitária pelas instituições brasileiras, denominado Koban, no Japão. O acordo foi assinado no dia 19 de dezembro de 2014 em Brasília – DF.

A inserção da metodologia de polícia comunitária nas políticas públicas de segurança estaduais é orientada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), como importante ferramenta de prevenção da criminalidade e violência.

Este modelo de policiamento visa a participação social, envolvendo a comunidade na busca de mais segurança. Com isso, a Polícia Militar inovou ao implantar o programa Rede de Vizinhos, uma estratégia de prevenção ao crime unindo moradores e comerciantes em parceria com a PM em busca de um bem comum, a segurança pública.

Assim, a Polícia Militar busca dar continuidade a sua filosofia organizacional de adaptação às técnicas de policiamento comunitário, sendo referência nacional na atuação policial e em Polícia Comunitária.

Treinamentos

Além de Santa Catarina, o acordo inclui visitas às bases estados do Espírito Santo, Distrito Federal, Amazonas, Bahia, Goiás, Paraná e Rio de Janeiro. Desde o ano 2015, a SENASP auxilia na realização desse cursos e treinamento, nos quais já foram formados mais 230 policiais de diversas partes do Brasil. Além de conteúdo teórico, a equipe do Brasil visitou as estruturas policiais de Tóquio e da província de Shiga. O objetivo final é tornar a polícia mais preparada e cuidadosa quanto à garantia dos direitos humanos e cidadania.

Polícia Militar de Santa Catarina. Por pessoas do bem, para o bem das pessoas.

#PMSC #12BPM #ApoieQuemTeProtege #PolíciaComunitária #KOBAN#Brasil #SENASP

Posts Relacionados

Inauguração: Fort Atacadista investe R$60 milhões em nova loja em Joinville

Marca catarinense especializada em laços abre primeira unidade em Florianópolis

Beiramar Shopping repassa arrecadação solidária para o Cedep

Casamento Cooperado realiza sonho de 23 casais em Pinhalzinho (SC)

Petrobrás adere a programa que busca aumentar conciliações trabalhistas

Moda X Saúde: o perigo da automedicação para emagrecer

Encontro em Brasília promovido pelas entidades hospitalares AHESC e FHESC discute desafios para a saúde em SC

Cota de aprendizes não pode ser flexibilizada por norma coletiva, decide TRT-SC

Cartórios facilitam a recuperação de receita pública em SC em convênios com o TJSC

Prefeitura de Brusque será reconhecida pela criação de plataforma de consulta sobre terrenos e construções no município