Aprenda a transformar o período do começo do ano em oportunidades para atrair clientes e aumentar o faturamento
Janeiro de 2022 – Tradicionalmente o início do ano é considerado uma época ruim para as vendas do comércio, devido a necessidade da população de organizar as finanças e as contas pendentes do período como IPVA e IPTU. No entanto, existem táticas que podem ser adotadas para ajudar a virar o jogo e aumentar as suas vendas. A Zippi, fintech que oferece o cartão de crédito semanal para autônomos, trouxe cinco dicas para aplicar no seu negócio o quanto antes.
- Realize uma queima de estoque
Apesar do período de fim de ano ser muito buscado para a realização de compras pela maioria das pessoas, algumas preferem aproveitar o começo de ano quando normalmente os preços dos produtos diminuem. Portanto, vale utilizar essa fase para fazer queimas de estoque com os produtos que não foram vendidos no Natal ou realizar descontos nos serviços oferecidos para atrair esse público.
2. Esteja preparado para gastos emergenciais
Em momentos com vendas mais baixas, é importante estar preparado financeiramente para possíveis gastos emergenciais que possam surgir, como pequenos reparos ou reposição de alguma mercadoria. O que pode auxiliar em situações como essa é utilizar um meio de pagamento que acompanha o seu fluxo de recebimentos no trabalho, como um cartão de crédito semanal igual ao da Zippi. Dessa forma, assim que você conseguir realizar o serviço ou vender a mercadoria já consegue quitar a sua dívida.
3. Flexibilize as formas de pagamento
Uma boa forma de alcançar um grande número de clientes é oferecer diversas opções de pagamento, que se encaixem nos mais variados bolsos e estilos de vida. Muitos negócios perdem vendas justamente por não aceitarem a forma de pagamento que o cliente tem a oferecer. O PIX, por exemplo, é uma novidade que está sendo cada vez mais usada e pode agregar no seu negócio.
4. Aproveite as trocas para vender mais
Começo de ano também é época de muitas pessoas aproveitarem para realizar trocas de produtos que compraram ou ganharam de presente. Essa pode ser uma chance de convencer o cliente a levar mais produtos para casa ou de fidelizar alguém que ganhou um presente e foi realizar a troca. Busque mostrar as promoções da queima de estoque e realizar um atendimento cuidadoso e atencioso para auxiliá-lo a escolher um novo produto que se encaixe nas suas necessidades.
5. Utilize as redes sociais
Principalmente depois da crise provocada pela pandemia da COVID-19 tornou-se essencial para os negócios aumentar a sua presença digital. De acordo com um levantamento realizado no início de 2021 pelo Sebrae e pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), 70% das empresas de pequeno porte vendiam por canais digitais, como WhatsApp, Instagram e Facebook. Portanto, se o seu empreendimento ainda não está presente nas redes sociais, aproveite este momento para começar e poder alcançar um público ainda maior. Busque estudar as funcionalidades que são importantes para o seu comércio em cada uma das principais redes. Lembre-se também que é preciso criar um perfil para negócios, pois o pessoal não disponibiliza as funcionalidades que estão aptas para quem quer posicionar-se profissionalmente.
Sobre a Zippi
A Zippi é uma fintech que oferece o cartão de crédito semanal para autônomos. O objetivo da empresa é ser o ponto de apoio para esse trabalhador, proporcionando maior controle financeiro, menores taxas e um prazo de pagamento de fatura que acompanha o seu fluxo de trabalho.