7ª Conferência da Cidade de Balneário Camboriú discute futuro inclusivo com participação popular

0

Evento realizado nesta segunda-feira (30) reuniu mais de 200 pessoas e elegeu os delegados que representarão o município na etapa estadual em agosto

Aconteceu nesta segunda-feira (30), a 7ª Conferência da Cidade de Balneário Camboriú, realizada no Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí da Universidade do Estado de Santa Catarina (Cesfi/Udesc). O evento foi realizado nove anos após a última edição, e contou com a participação de mais de 200 pessoas, entre autoridades, membros de entidades e comunidade em geral.

Aberta ao público, a conferência teve como tema “Construindo a política nacional de desenvolvimento urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”, sendo uma etapa preparatória para a 6ª Conferência Estadual das Cidades, a ser realizada nos dias 19, 20 e 21 de agosto de 2025, em Florianópolis.

A prefeita Juliana Pavan discursou sobre o direito à cidade para todas as pessoas em sua palestra, realizada após a apresentação e aprovação do Regimento Interno da conferência, dando início à programação do evento.

“Toda cidade é um organismo vivo e Balneário Camboriú pulsa com uma força única, marcada por uma dinâmica urbana intensa e em constante transformação. Vivemos um momento decisivo: nossa cidade se tornou vitrine não apenas para o Brasil, mas para o mundo. Por isso, é fundamental pensarmos o futuro com responsabilidade, avançando com segurança, planejando com inteligência e, acima de tudo, ouvindo as pessoas.

Essa conferência, que retorna após nove anos, representa uma oportunidade valiosa de diálogo. É por meio da participação da comunidade que conseguimos construir uma cidade cada vez mais integrada, sustentável e preparada para os desafios que virão”, afirmou a prefeita Juliana Pavan.

Para o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Carlos Humberto Silva, a realização da conferência é um ato de compromisso com a democracia.

“Essa conferência é fundamental, especialmente neste momento em que estamos discutindo o novo Plano Diretor de Balneário Camboriú, que ainda este ano apresentaremos na Câmara de Vereadores. As ideias que surgirem aqui serão levadas em consideração e integradas a esse planejamento tão importante para o futuro da cidade. Realizar o evento aqui na Udesc, em um espaço neutro e acessível, longe das sedes do poder, foi uma escolha intencional pois queremos garantir a participação ampla da comunidade, das entidades e dos conselhos”, completou o secretário.

Na ocasião, também foram eleitos cinco delegados que representarão os interesses de Balneário Camboriú na etapa estadual da conferência: dois representantes de movimentos sociais, um de entidade empresarial, um de trabalhadores e um de instituição acadêmica. Durante a plenária final, foram apresentadas, debatidas e aprovadas as propostas construídas ao longo do encontro, consolidando as contribuições da comunidade para o desenvolvimento da cidade.

___________________
Informações Adicionais:

Secretaria de Planejamento
(47) 3267-7035

Secretaria Municipal de Comunicação
Texto: Pedro Henrique Homrich
Fotos: Pedro Henrique Homrich e Biel Carboni
(47) 3267-7022