Karsten é exemplo nos cuidados com a água

0

Ações de conscientização no Dia Mundial da Água também serão feitas para a comunidade, como soltura de peixes e plantio de árvores

Essencial para a sobrevivência do ser humano, a água tem um papel fundamental no cotidiano da cidade, e a Karsten dá exemplo no tratamento de efluentes, além de realizar a limpeza e soltura de peixes no Rio Testo, a construção de um terrário e o plantio de mudas de árvores. A data é um momento para lembrar a importância do uso consciente desse recurso e a urgente necessidade de conservação dos ambientes aquáticos, evitando poluição e contaminação.

As ações ocorrem no dia 22 de março, Dia Mundial da Água, e contam com a participação da comunidade e dos trabalhadores, que terão a oportunidade de receber informações sobre a preservação desse recurso tão importante. O plantio das árvores será feito em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade de Blumenau (SEMMAS), na escola Municipal Quintino Bocaiúva, onde existe o projeto da criação de uma praça para os alunos. Além disso, os estudantes devem conhecer a Estação de Tratamento de Água da empresa e todo o processo produtivo onde o recurso é utilizado. Alunos da creche e da pré-escola participam da soltura de peixes nativos no rio, além de um piquenique na associação da empresa. Já as turmas do 6º ano participam da construção de um terrário, onde será simulado um pequeno ecossistema para explicar como é o ciclo da água no planeta.

“A Karsten é uma empresa que se preocupa com o meio ambiente e acredita em um mundo melhor. Entendemos que a educação e conscientização das pessoas por meio de ações com os trabalhadores e com a comunidade seja o caminho para alcançarmos uma mudança de cultura de cuidados e zelo pelo meio ambiente”, afirma o Gerente Manufatura, Marcos Dahlke.

O processo de tratamento da água é feito da seguinte forma: a água do rio Testo é captada, passa pela ETA para correção dos parâmetros físico químicos e então é mandada para o processo produtivo, onde é usada no tingimento das toalhas, estamparia e acabamento dos produtos. Após o uso, esse efluente passa por peneiras para retirada de materiais sólidos e então é encaminhada para a Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), onde recebe o devido tratamento, sendo  recuperada e só então é devolvida para o Rio.