Projeto que torna Casa Biel serviço de utilidade pública é aprovado

0

Medida vai possibilitar a captação de recursos e outros benefícios para a associação

Com 15 votos favoráveis, a Câmara de Vereadores de Itajaí aprovou o Projeto de Lei nº 44/2022 que declara de utilidade pública a Associação Gabriel Costa Coelho (Casa Biel). O projeto, votado com pedido urgência, é de autoria do vereador Marcelo Werner (PSC), presidente do Legislativo, e agora segue para sanção do prefeito.

A utilidade pública reconhece que a entidade presta serviços relevantes à sociedade, possibilitando a captação de recursos. “A Casa Biel faz um trabalho importante aqui no nosso município, dando apoio às crianças com câncer infantil e seus familiares. Com o título de utilidade pública, a associação vai conseguir ser reconhecida pelos governos e receber recursos da esfera municipal, estadual e federal”, salienta Werner.

A associação visa oferecer às crianças e seus familiares, através do serviço, ensino, acolhimento e rede de apoio, o atendimento durante o diagnóstico e tratamento hospitalar, formando voluntários para servir à comunidade. A Casa Biel, que começou a funcionar no dia 22 de março de 2022, é um projeto da associação que tem o objetivo de fornecer esse atendimento especializado para dar qualidade de vida às crianças, oferecendo moradia, alimentação, lazer, transporte, educação e atendimento multiprofissional. A Casa possui dormitórios, salas de atendimento especializado, salas de aula multiuso, brinquedoteca, arte e musicalização, playground, sala de tecnologia, quadra multiuso, cozinha, refeitório e lavanderia, tudo para proporcionar que o processo de diagnóstico, tratamento e pós-tratamento seja o mais humano possível.

“A utilidade pública é um marco para o nosso projeto, pois a partir de agora vamos conseguir ir atrás dos recursos e dar andamento aos demais processos. Agradeço a todos os vereadores e à comunidade. Já estamos de portas abertas atendendo quem precisa, e, a partir da próxima semana, vamos receber uma família de Vitória – Espírito Santo, que vem fazer o tratamento em Santa Catarina e vai ficar na nossa casa, então, agora é atender, pois esse é o nosso papel: fazer a diferença na vida das pessoas”, destaca Junior Coelho, presidente da associação.

Fotos: Davi Spuldaro/CVI