Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Empreendedoras de Joinville são protagonistas de série documental apresentada pela Consul

Em 8 episódios, “Todo Dia É Dia” traz histórias de brasileiras empreendedoras que mudaram suas realidades ao vencerem o medo de abrir o próprio negócio e conquistaram independência financeira e emocional

 

Assista aqui

Soraya Maio, Karina Gondim e Nelci Cesco, empreendedoras e proprietárias da cafeteria De Sapatilhas, em Joinville, protagonistas do episódio “Mães do Bolshoi”

O que Karina Gondim, Nelci Cesco e Soraya Maio têm em comum com outras mais de 10 milhões espalhadas pelo país* é a coragem de enfrentar muitas barreiras e iniciar o próprio negócio como empreendedoras. Para dar luz a essas histórias e mostrar o potencial transformador das mulheres quando decidem empreender, a Consul – presente em mais de 50% dos lares do Brasil, estreia a série documental “Todo Dia É Dia”.

Karina, Nelci e Soraya são três mães que deixaram tudo para trás para apoiar os sonhos de suas filhas, que haviam sido aprovadas no prestigioso centro de formação de ballet clássico da Academia Bolshoi. Juntas, criaram uma rede de sororidade feminina e começaram a empreender vendendo bolos caseiros para gerar renda e contribuir com o orçamento familiar. Hoje, são donas do café Mães de Sapatilhas, onde empregam 5 mulheres e recebem cerca de 50 clientes por dia, transformando as suas vidas e a de tantas outras mães com acolhimento e empreendedorismo. “O projeto Mães de Sapatilha me salvou. Eu enfrentei medos e Síndrome do Pânico porque eu amava estar ali”, compartilha Nelci Cesco, que deixou a cidade de Presidente Prudente, em São Paulo, para realizar o sonho da filha de estudar no Bolshoi.


Soraya Maio, Karina Gondim e Nelci Cesco, empreendedoras e proprietárias da cafeteria De Sapatilhas, em Joinville, protagonistas do episódio “Mães do Bolshoi”

A série documental “Todo Dia É Dia” é uma das ações em comemoração aos 20 anos do Consulado da Mulher, ação social da Consul, que qualifica mulheres empreendedoras fazendo com que elas se sintam confiantes e capazes de empreender ou ampliar seus negócios, gerar renda e adquirir autonomia financeira, saindo da informalidade. O trabalho do instituto beneficia diretamente as mulheres que empreendem e, muitas vezes, são as principais responsáveis pela renda dentro de casa. A mentoria oferece desde a elaboração do plano de negócios, controles financeiros, marketing, gestão administrativa, até sustentabilidade do negócio. Além disso, as mulheres recebem suporte financeiro com a doação de eletrodomésticos da marca Consul. Ao todo, a Consul já investiu mais de R$ 70 milhões nas iniciativas do Consulado.

Com 8 episódios, todos disponíveis no YouTube, a produção cinematográfica em parceria com a Meola Filmes conta as histórias de 11 mulheres de diferentes regiões do país que conseguiram mudar suas vidas e a de suas famílias após acreditarem em si e abrirem o próprio negócio com apoio do Consulado da Mulher. Cada episódio conta a história de uma personagem da vida real, como as das Mães do Bolshoi.

 

“A Consul é uma marca com mais de 70 anos de história, que está presente em mais de 50% dos lares brasileiros, fazendo parte do dia a dia e entendendo a realidade do brasileiro. O Consulado da Mulher é resultado dessa relação. É um facilitador, pois descomplica e traduz o mundo do empreendedorismo formal para o informal. Esta é uma pauta que a Consul abraçou há 20 anos, quando pouco se falava de empreendedorismo feminino. As histórias das 11 mulheres do documentário têm conexão com o momento que muitas outras estão vivendo, de dificuldade financeira, de desacreditar no próprio potencial, de ter o sonho de abrir um negócio, mas não achar que é capaz. Queremos reforçar o poder dessas mulheres e mostrar que, para a Consul e o Consulado da Mulher, sonho impossível é aquele que ninguém tentou realizar.” afirma Allyne Magnoli, Diretora de Marketing da Whirlpool.

Para desenvolver a série documental, a Consul se uniu aos diretores de cinema Murilo Meola e Letícia de Bortoli. Juntos, ao longo de vários dias, eles mergulharam no universo do empreendedorismo feminino em mais de 30 horas de entrevistas e 15 mil quilômetros rodados. Segundo o diretor, a participação de uma mulher na direção do filme foi fundamental para direcionar a narrativa sob o olhar de quem tem espaço de fala naquele assunto.

 

Os resultados desse trabalho são narrativas inspiradoras e potentes, que mostram com qualidade cinematográfica a realidade do empreendedorismo feminino no Brasil e o poder da transformação por meio do conhecimento. “Há 20 anos, o Consulado da Mulher incentiva o empreendedorismo feminino e já impactou mais de 37 mil mulheres para que, juntas, possam transformar vidas. O “Todo Dia É Dia” traz à luz algumas dessas histórias inspiradoras e mostra o que muita gente não vê: a mulher de negócios que você tanto admira pode estar na casa ao lado.” completa Leda Boger, Diretora-executiva do Instituto Consulado da Mulher.

 

No ano passado, pela primeira vez, o Consulado da Mulher realizou uma pesquisa com mulheres que passaram por seus programas de capacitação entre 2016 e 2019 para entender o impacto de suas atividades ao longo do tempo, de 3 a 5 anos depois da assessoria. 80% das entrevistadas continuam empreendendo, 89% continuaram aumentando o faturamento e 55% seguiram fazendo reformas e melhorias na casa e no negócio após o programa.

 

Além da Meola Filmes, a agência FCB participou junto à marca Consul na idealização e produção do projeto. A Websérie documental “Todo Dia É Dia” está disponível para todos no canal do YouTube da Consul. Acesse aqui.

 

*Estudo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae)

 

 

Sobre o Instituto Consulado da Mulher

O Instituto Consulado da Mulher é a Consul transformando sonhos em realidade. Incentivamos e viabilizamos geração de renda para melhorar a qualidade de vida das pessoas, investindo no empreendedorismo feminino. Apoiamos mulheres que fazem de conquistas pessoais transformações em cadeia, conseguem impactar as suas comunidades e não deixam ninguém de fora dessa história. Em nossos 20 anos de atuação, são mais de 37 mil pessoas beneficiadas e 1387 projetos apoiados por todo o Brasil. A gente faz história! Outras informações neste link.

 

Sobre a Consul

Há mais de 70 anos no mercado brasileiro, a Consul é pioneira no desenvolvimento de soluções bem pensadas e criativas no segmento de eletrodomésticos. É parte da Whirlpool Latin America, empresa líder no setor de eletrodomésticos e da Whirlpool Corporation, maior fabricante de eletrodomésticos do mundo.

Posts Relacionados

De Blumenau para o Brasil: Programa Mulheres Cooperativistas vence prêmio ADVB SC 2024

Fort Atacadista inaugura 5ª unidade em Joinville com entrega solidária e grande movimentação de clientes

Comércio de Florianópolis projeta aumento de 22% nas vendas para a Black Friday de 2024

IFC Blumenau está com inscrições abertas para curso gratuito de EJA em Eletricista Industrial

Inauguração: Fort Atacadista investe R$60 milhões em nova loja em Joinville

Marca catarinense especializada em laços abre primeira unidade em Florianópolis

Beiramar Shopping repassa arrecadação solidária para o Cedep

Casamento Cooperado realiza sonho de 23 casais em Pinhalzinho (SC)

Petrobrás adere a programa que busca aumentar conciliações trabalhistas

Moda X Saúde: o perigo da automedicação para emagrecer