Limpeza retira mais de uma tonelada de resíduos dos costões rochosos de Balneário Camboriú

0

Em cerca de nove meses, mais de uma tonelada de resíduos foi retirada de costões rochosos de Balneário Camboriú. Entre os resíduos, estão plásticos, papel, vidro, tecido, metal, borracha, madeira e material de pesca. A identificação e limpeza dos pontos que acumulam resíduos nos costões começaram em agosto de 2021, a cargo da Univali, contratada para o serviço por meio de um chamamento público aberto pela Secretaria do Meio Ambiente.

O trabalho nos últimos quatro locais, de um total de 13 pontos, terminou em maio, com a limpeza no canto norte da Praia do Buraco (também conhecida como Praia do Coco), na face norte da ponta do Morro de Taquaras, no extremo leste do Morro de Taquaras e na Ponta do Lobo (morro que separa a Praia do Estaleiro da Praia do Pinho). Foram recolhidos 183,07 quilos de resíduos. A quantidade maior estava fora da água: 107,14 quilos. Submersos, estavam 75,93 quilos.

Nos 13 pontos, foram coletados 1.165,37 quilos de resíduos, encontrados em costões localizados entre o Rio Camboriú e a Praia de Laranjeirasno canto norte da Praia Central, perto do trapiche da Praia de Laranjeiras, no canto norte da Praia do Estaleirinhona Ilha das Cabras, na Praia de Taquarinhas e na Praia do Estaleiro.

O resultado do trabalho, feito pelo Laboratório de Mergulho Científico da Escola do Mar, Ciência e Tecnologia (EMCT) da Univali, vai compor uma pesquisa para embasar ações de educação ambiental.