O grupo apresenta neste sábado (27) e domingo (28), o espetáculo “O voo das maritacas sob um céu de espanto”, em São João Batista e Itajaí respectivamente. A iniciativa acontece através do Programa de Integração e Descentralização da Cultura, que é uma promoção do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura – FCC.
A ideia é proporcionar a circulação da cultura catarinense, com promoção de eventos para a população. Os ingressos são gratuitos e serão distribuídos uma hora antes de cada sessão, nos respectivos locais de apresentação.
Depois desses municípios, o espetáculo será apresentado ainda nas cidades de Pomerode (03/09), Rio do Sul (04/09), Imbituba (07/09), Capivari de Baixo (10/09), Florianópolis (17/09), Blumenau (18/09), Rodeio (24/09) e Ascurra (25/09).
Sobre a peça
“O voo das maritacas sob um céu de espanto” é uma proposta cênica ficcional baseada em fatos reais que, assumindo elementos característicos das lives, retrata o dilema de Vida de Oliveira e Sá, uma socialite dona de 500 sapatos que não sabe onde usá-los na quarentena. Após um ano de pesquisas em perfis de redes sociais de diversas socialites brasileiras durante a pandemia 2020/21, o Teatro ContraPonto busca delinear as fissuras do tecido social que ampliam as diferenças econômicas, sociais e culturais entre os brasileiros.
Duração: 46 minutos
Ficha Técnica
Criação: Dandara Mendes, Fred Paiva e Marcelo Bulgarelli
Direção: Marcelo Bulgarelli
Atuação: Dandara Mendes, Fred Paiva e João Auersvald
Música ao vivo e desenho sonoro: João Auersvald
Iluminação: Gilberto Amaro
Operação e montagem de luz e som: Lucas dos Passos
Pesquisa de trilha sonora: Teatro ContraPonto
Concepção cenográfica: Marcelo Bulgarelli
Cenário virtual: Tais Urquizar e Fred Paiva
Cenotécnico: Marcos Feio e Maykon Junkes
Figurinos: Marcelo Bulgarelli e Dandara Mendes
Dramaturgistas: Dandara Mendes, Fred Paiva e Marcelo Bulgarelli
Texto: Fred Paiva
Fotografia e arte gráfica: Tais Urquizar
Contrarregragem: Maykon Junkes
Libras: Suzi Daiane / Clery Dreher
Produção: Fred Paiva / Maykon Junkes
Realização: Teatro ContraPonto / SCAR
Teatro ContraPonto/SCAR
O Teatro ContraPonto é uma companhia teatral de Jaraguá do Sul, sendo núcleo de produção da Sociedade Cultura Artística SCAR. Desde 2007, este grupo trabalha na criação de espetáculos que refletem a história e questionam a realidade e a forma como ela nos influencia. Além disso, a transmissão e compartilhamento de sua pesquisa prática para outros atores e parceiros faz parte importante de sua trajetória em um grupo de pesquisa artística perene. Atualmente, tem em seu portifólio os espetáculos “O voo das maritacas sob um céu de espanto” e “Histórias do fim” e o curta-metragem “Corte Final”. Outros destaques de sua história foram os espetáculos “Casa de Pólvora” e “Rigobello, o Inspetor Geral”.
Fundada em 8 de junho de 1956, a Sociedade Cultura Artística SCAR cumpre a função social de estimular a cultura regional, atuando na área da formação artística nas áreas das artes plásticas, dança, música e teatro, na produção e promoção cultural e na qualificação de plateias. Está inserida na comunidade por meio de iniciativas como os projetos Escola Vai ao Teatro, Música Para Todos,Festival de Formas Animadas; da Escola de Dança e dos núcleos de produção cultural de teatro (Colher de Pau e GpoEx) e de música (Banda, Orquestra Filarmônica, Coral, Orquestra de Cordas, Camerata e Grupo de Câmara, Orquestra Jovem da SCAR) e em parcerias (Feira do Livro e Femusc).
Serviço:
O que: Espetáculo “O voo das maritacas sob um céu de espanto”
Onde: São João Batista – Centro Cultural Profª Maria Roselene Duarte Clemes
Quando: 28 de agosto, às 19h
Ingressos: gratuitos – serão distribuídos 1h antes da sessão, no local de apresentação.
O que: Espetáculo “O voo das maritacas sob um céu de espanto”
Onde: Itajaí – Teatro do CEU das Artes
Quando: 28 de agosto, às 19h
Ingressos: gratuitos – serão distribuídos 1h antes da sessão, no local de apresentação