Especialista explica que a falta de educação financeira desde a infância pode ser um dos principais motivos
O brasileiro está cada vez mais endividado. Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), apontou que quatro em cada dez entrevistados estavam negativados em julho deste ano, o que significa que 63,27 milhões de pessoas se encontravam nesta situação financeira.
O especialista em Crédito da cooperativa de crédito Credifoz, Herick Mello, explica que esse número é cada vez maior por diversos motivos, mas um deles é a falta de educação financeira desde a infância. “Quando aprendemos desde pequenos sobre como administrar o dinheiro, a situação fica um pouco mais fácil depois de adultos, pensando em não gastar mais do que ganha, poupar e investir. Mas é claro que também existem situações totalmente inesperadas, que fogem do controle da pessoa e esse também é um dos motivos para o endividamento”, diz Mello.
Para ajudar quem não está com as contas em dia a mudar o status, o especialista dá algumas dicas importantes:
Procure pagar as contas com juros mais altos primeiro
Se você está endividado, um bom passo é organizar todas as suas contas e elencar as que são mais antigas ou que possuem uma cobrança de juros muito alta, como é o caso dos cartões de crédito. Comece pagando por elas, para que os juros não façam sua dívida virar uma “bola de neve”.
Cuidado com o rotativo do cartão
Quando você parcela sua fatura, acaba gerando juros mais altos e a sua dívida vai se tornando cada vez maior. Verifique a possibilidade de pegar um empréstimo ou um crédito com juros menores que os do rotativo, assim, você quita a dívida do cartão de crédito e paga somente as parcelas do empréstimo.
Regularize a situação com sua instituição financeira
Outra dica importante é procurar sua instituição financeira, caso você esteja com alguma dívida com ela. Aqui na Cooperativa, por exemplo, se nossos cooperados tiverem qualquer problema em acertar suas contas com empréstimo, podem conversar com um dos nossos colaboradores e renegociar a dívida de forma que caiba no bolso e não acumule ainda mais.
Pense na portabilidade de crédito
Apesar de não muito falada, a portabilidade de crédito pode ser uma boa opção. Se você possui dívidas com uma instituição financeira em que a cobrança de juros é muito alta, pode tentar negociar com outra instituição que tenha condições mais atrativas. Funciona da seguinte forma: nós cobramos sua dívida, pagamos à vista, e aí você passa a dever para a Cooperativa, por exemplo, que tem uma taxa muito mais baixa que o mercado e condições especiais que podem facilitar sua vida.
Se informe sobre educação financeira
Manter a saúde financeira em dia é muito importante, inclusive para tirar sonhos e projetos do papel. Portanto, se está endividado, é hora de sentar, colocar tudo na ponta do lápis, economizar bastante e regularizar sua situação. Entender sobre educação financeira é um dos primeiros passos. Há diversos materiais gratuitos que poderão te auxiliar, a exemplo a plataforma Progrid.
Sobre a Credifoz
Com foco na valorização do cooperado, estímulo da qualidade de vida da comunidade e oferta de serviços financeiros diferenciados, a Credifoz mantém uma gestão apoiada nos princípios e nos valores cooperativistas. Formada pela união de empresários do Litoral-Norte catarinense, tem atuação nas cidades de Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Camboriú, Itajaí, Itapema, Navegantes, Penha e Tijucas. A Cooperativa integra o Sistema Ailos.

