No último final de semana em Chapecó, a Polícia Militar (PM), em ocorrências distintas atendidas por policiais militares do 2º Batalhão de Polícia Militar/Fronteira (BPM/Fron), apreendeu três armas de fogo, sendo uma pistola .380, uma garrucha e um revólver calibre 38. Ao todo quatro pessoas foram presas.
A primeira foi na noite de sexta-feira (1º), por volta das 19h10min, na rua São Pedro, no bairro São Cristóvão, e se deu quando uma guarnição PM de Radiopatrulha com apoio do Pelotão de Patrulhamento Tático (PPT) foram verificar uma situação onde após um acidente de trânsito, um dos condutores havia ameaçado o outro com uma arma de fogo. No local em que o suspeito da ameaça, um homem de 42 anos, foi encontrado, foi localizado uma arma de fogo tipo revólver, marca Taurus, calibre 38, numeração aparente, municiado com seis munições e mais seis reservas, mas sem documentação. Após a localização da arma de fogo, o suspeito da ameaça viu que seria preso e fugiu correndo pelo bairro por cerca de 100 metros, mas foi seguido pelas guarnições e preso.
A segunda arma foi apreendida por volta das 4h30min da madrugada de sábado (02), na rua Bom Retiro, bairro Seminário, onde após denúncia de que um suspeito estava portando uma arma de fogo de forma ilegal, uma guarnição de Radiopatrulha foi empenhada para verificação e chegando ao local abordou um homem de 26 anos, o qual no momento da abordagem estava com a arma em cima de um balcão em uma residência. A arma é tipo garrucha e não possuía numeração, estava municiada com três munições calibre .38.
A terceira foi apreendida por volta das meia noite de domingo (3) para segunda-feira (4), na rua Euclides Prade, quando uma guarnição de Radiopatrulha abordou um veiculo VW Gol de cor prata com placas de Chapecó. Em revista pessoal do motorista de 26 anos e do carona de 33 anos, nada de ilícito foi localizado com eles, porém, em revista veicular, foi localizada uma arma de fogo. Trata-se de uma pistola marca Taurus calibre .380 que estava escondida em baixo do banco do motorista, estava municiada e carregada. Também foi apreendida uma munição deflagrada. Não foi apresentada qualquer documentação da arma, muito menos autorização para porte. Nenhum dos dois assumiu a propriedade da arma e ambos foram presos. O veículo removido ao pátio de apreensão por questões administrativas de trânsito.
Em todos os casos, as armas apreendidas e as pessoas presas foram conduzidas à Central de Plantão Policial (CPP) de Chapecó, para os procedimentos cabíveis.