Na tarde de segunda-feira (11), por volta das 15h10min, as guarnições do 16º Batalhão de Polícia Militar (BPM) realizavam rondas pelo bairro Caminho Novo, em Palhoça, em um ponto já conhecido pelo tráfico de drogas no local, quando avistaram dois homens em atitude suspeita. Estes, ao avistarem as guarnições, fugiram pulando muros e subindo nas lajes das residências, mas form localizados e identificados logo a seguir, com idades de 16 e 31 anos, naturais de São José e Florianópolis. O homem tinha várias passagens policiais, conforme consulta no Sistema Integrado de Segurança Pública (SISP).
Na residência foram localizados dois radiocomunicadores, uma máquina digital e quatro aparelhos celulares e, em uma das lajes onde eles se esconderam, foi localizado embaixo de uma telha um revólver calibre 38, com seis munições intactas.
Diante dos fatos a dupla foi encaminhada para a Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (DPCami), de Palhoça, onde o homem foi autuado em flagrante.