Retrospectiva revela os vários feitos da Associação Madre Teresa em 2023

0

Ao iniciar os trabalhos de um novo ano, a Associação Madre Teresa reforça o compromisso com os pacientes que necessitam do Hospital Marieta para seus tratamentos. E ao olhar para trás, confirma que os 10 anos de entidade, completados em 2023, foram de muito sucesso. Numa retrospectiva do ano passado, vale destacar as diversas ações que contribuíram com a comunidade e trouxeram alento aos moradores de toda a Amfri e cidades vizinhas.

Entre os feitos, estão a reforma de toda a rede de gás (oxigênio) do hospital, numa parceria com a empresa WEG. Também foram doadas centenas de fraldas geriátricas, conseguidas em parceria com o Rotary Clube Itajaí Porta do Vale. A empresa Imperial Home fez a doação e a AMT repassou ao Marieta utensílios de cozinha como talheres. Também foram doadas 38 poltronas uso nos quartos SUS da unidade hospitalar e tantos outros itens.

No ano que passou, foram repetidas as ações já tradicionais da Associação Madre Teresa, como o Lanche de Páscoa e a Macarrona Solidária. Ambas são realizadas por um extenso grupo de voluntários que atua constantemente na busca por recursos que possam ajudar os pacientes do Hospital Marieta.

O reconhecimento vem em forma de certificações. No ano que terminou, a Associação Madre Teresa novamente recebeu o Selo Social de Itajaí por sua atuação que corrobora com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 3: Saúde e bem-estar com o projeto Amigas do Peito. Também estreou no Selo Doar, certificação que atesta a transparência nas atividades e qualidade dos trabalhos realizados.

Serviços fixos da Associação Madre Teresa, o Banco Ortopédico, o Projeto Amigas do Peito e o Banco de Perucas foram outros que tiveram contemplação em 2023. Novos equipamentos foram integrados ao Banco Ortopédico que conta com camas hospitalares, muletas, cadeira de rodas e vários outros aparelhos que são emprestados à comunidade em geral. Já no Amigas do Peito, foram incorporados novos sutiãs, que são doados às pacientes que necessitam utilizar em processos pós-cirúrgico ou de tratamento de câncer de mama. O Banco de Perucas é outro sucesso e recebeu doação de cabelos para confecção de novas próteses e dezenas de lenços doados pela empresa Allog para empréstimo às mulheres que necessitam, melhorando a autoestima enquanto realizam o tratamento contra o câncer. 

 

Casa de Acolhimento ultrapassou 42 mil atendimentos

Talvez a maior realização foi a manutenção da Casa de Acolhimento, que atendeu mais de 42 mil pessoas ao longo do ano melhorando o tempo de estada dos pacientes que são atendidos na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon). No espaço eles são recebidos com lanche, café, ar-condicionado, banheiros, poltronas, livros, internet, televisão e um atendimento especial. São pacientes e familiares principalmente de outras cidades e que se deslocam com o transporte oferecido pelas prefeituras. Muitos precisam esperar até horas até a chegada do veículo que os levará de volta para seus municípios de origem.

“Foi um ano intenso, repleto de trabalho e muitos resultados. Deixamos novamente a nova marca ao contribuir com tanta gente. Foi uma rede solidária que trouxe alento, acolhimento e bem-estar a milhares de pessoas e isso nos deixa muito feliz”, salienta o presidente reeleito para o Biênio  2024/2025, Maurício José Gom.