4 dicas para comprar aparelhos eletrônicos usados pela internet

0
Men entering credit card information using laptop computer keyboard. Online shopping concept

Comprar aparelhos eletrônicos como celulares, computadores, televisões e videogames usados pela internet é uma boa forma de economizar dinheiro e ainda adquirir os produtos desejados, muitas vezes com alta qualidade. Além disso, as compras online facilitam muito a vida de quem quer fazer um bom negócio e adquirir um produto sem precisar ir até a loja física.

Mas, com o crescimento desse ramo do e-commerce, também aumenta a necessidade de cuidados ao fazer transações, especialmente quando se trata de itens eletrônicos já usados. A falta de contato direto com o vendedor e de vista física do produto exige que o comprador adote medidas preventivas para evitar insatisfações e garantir uma compra de qualidade.

Sendo assim, é necessário adotar medidas cautelosas para ter a certeza de que se está fazendo um bom investimento de maneira segura. Dessa forma, é possível tomar boas decisões e não cair em golpes.

1. Pesquise sobre o vendedor

Antes de mais nada, é importante dedicar um tempo para buscar mais informações sobre a loja ou pessoa que está vendendo o produto. E isso pode ser feito com verificação da reputação online, comentários e avaliações de outros compradores. Sites conhecidos geralmente possuem um sistema de ranking de vendedores, uma ferramenta que pode ser valiosa para entender se pode ou não confiar no vendedor.

2. Leia a descrição do produto com atenção

No caso, comprar celular usado ou outros eletrônicos é bastante vantajoso economicamente. Entretanto, é preciso também ler cuidadosamente a descrição do produto, que fica na página da venda. Procure informações sobre as condições físicas do item, tempo de uso e possíveis defeitos. Se estiver faltando alguma informação, entre em contato com o vendedor para ser esclarecido e tirar quaisquer outras dúvidas que possam surgir.

3. Use métodos seguros para pagamento

 

Verificar o método de pagamento e a segurança dele antes mesmo de realizar a compra é uma maneira de não cair em possíveis golpes. O ideal é evitar transferências bancárias diretas ou pagamento em dinheiro, sempre que for possível. Isso porque plataformas confiáveis e conhecidas oferecem proteção ao comprador em caso de problemas com o pagamento.

 

4. Entenda sobre a garantia ou política de devolução

Apesar de serem dispositivos usados, muitos vendedores possuem condições de devolução do produto. Por isso, é importante se certificar com quem está vendendo para saber quais são as condições em caso de insatisfação. Já em casos de golpes, é possível entrar em contato com a plataforma na qual a venda foi feita para saber o que pode ser feito conforme o que diz na lei.

Créditos: Poike/iStock