Anajú Dorigon é a prova viva da expressão “Mente sã, corpo são”. Com 21 anos, a atriz teve que fazer uma mudança radical em sua rotina e alimentação desde que descobriu ter hipoglicemia reativa, doença que pode causar problemas de ordem neurológica como confusão mental, depressão e ansiedade. “Eu passei por maus bocados de saúde. Tive crises horríveis e então eu tive que me cuidar para não ficar muito doente”, disse ela em entrevista ao EGO.
Conhecida ao interpretar a vilã Jade em “Malhação – Sonhos”, Anajú passou por diversas experiências ruins até descobrir o que estava acontecendo com seu corpo. “Um dia eu tive um episódio bem agressivo que me marcou muito. Do nada eu convulsionei, desmaiei e fiquei apagada. Na hora que eu acordei fiquei um bom tempo sem saber onde estava e sem conseguir falar, foi extremamente traumático. Para mim, foi um baita susto porque eu não sabia o que estava acontecendo. Quando eu fui procurar um médico descobri que estava com hipoglicemia”, contou.
Após o diagnóstico, Anajú decidiu que não faria uso de medicamentos para se tratar e que teria uma vida mais saudável. “Eu me curei de depressão e síndrome do pânico, além de muitos outros problemas com boa alimentação, atividade física e sem remédios. Cheguei a ter sete ataques de síndrome do pânico por dia, fora os de ansiedade. Mas desde o início eu falei que não iria tomar remédio e talvez tenha sido uma loucura. Mas eu pensei que se eu mesma criei isso na minha cabeça, então eu vou descriar. Se a gente quer, a gente consegue”, afirmou ela, que precisou passar a seguir uma dieta rigorosa com alimentos de baixo índice glicêmico.
A nova alimentação foi um dos fatores responsáveis por fazê-la perder muito peso em pouco tempo. “Tem um ano que passei realmente a me cuidar, em uma questão de seis meses perdi nove quilos. Eu também sou vegetariana. Com a dieta da hipoglicemia, meu corpo foi ficando muito sensível. Então eu passei a não tolerar um monte de alimentos e até hoje eu não como um monte de coisas. Além disso, eu comecei a escutar que o meu corpo estava pedindo, para cortar carne, até que virei 100% vegetariana. Faz seis meses de vegetarianismo total. Quando eu comecei, achei que não fosse conseguir, mas eu fiquei abismada com a diferença no meu corpo, na minha pele e no meu humor. Agora, eu acordo com disposição, energia, a digestão é ótima, tudo ficou mais tranquilo”, afirmou a atriz que ainda acrescentou: “Eu acredito na representatividade do corpo humano com o espírito então se a minha digestão está melhor, eu vou me relacionar melhor, vou ouvir melhor, tudo melhora”.
Outra recomendação médica para o tratamento da hipoglicemia, foi a prática de atividade física constante. “Eu corro dez quilômetros por dia, é bastante coisa e isso mudou o formato do meu corpo, é normal. Eu faço funcional praticamente todos os dias, então também vai mudar. Não só a queda do peso mas também o formato mudou, sou praticamente outra pessoa”, contou ela, que também pratica ioga e acredita que os esportes são mais do que preocupação com a estética: “Eu sempre gostei de esportes desde pequena. Acho que você se mexer, suar é uma celebração à saúde, é você se sentir vivo, é como se fosse um agradecimento por você ter um corpo”.
Novo visual foi alvo de críticas
No entanto, a nova forma física de Anajú causou burburinho nas redes sociais e ela foi alvo de duras críticas por conta da magreza repentina – algumas delas cogitando que a atriz sofreria de anorexia.
“É normal, a queda de peso foi muito grande. Então, de repente, de uma hora para outra, eu mudar de corpo tão rapidamente é claro que gera um espanto, ainda mais quando se trata de um assunto tão polêmico. Mas confesso que é, sem dúvida, a fase mais saudável da minha vida. Eu estava passando por uma fase tão difícil, então me fere ver como as pessoas estão se sentindo no direito, por estarem por trás de uma tela, de agredir as outras. Mas colocando na balança, a quantidade de coisas legais que eu recebo é muito maior que as críticas. Só de falar eu já me emociono, não tem um dia que eu não chore lendo as coisas lindas que me mandam”, relatou ela já com lágrimas nos olhos.
Por falar em sentimentos, Anajú está solteira mas diz que não descarta a possibilidade de namorar: “Estou curtindo a vida. Eu gosto de ficar comigo e estou adorando viver essa fase comig. Claro, que estou solteira mas não estou sozinha. Depois de superar vários traumas que eu tive, estou querendo me curtir sempre muito aberta a qualquer pessoa entrar na vida. Se for uma pessoa legal, porque não?”.