O Rock Brasileiro se populariza cada vez mais com bandas talentosas e surpreende por versatilidade em suas letras
O cenário do Rock no Brasil começou em meados da década de 60, com o surgimento da Jovem Guarda, e se estende até os dias atuais. Com a ascensão de bandas independentes e suas canções repletas de originalidade, o estilo musical conquista progressivamente mais brasileiros e toma conta de suas playlists.
Para falar sobre a diversidade nesse gênero, separamos 5 bandas brasileiras de Rock que você precisa conhecer ainda esse ano! Com diferentes propostas e sonoridades, esses grupos musicais prometem se destacar ainda mais, revolucionando a cena musical.
The Mönic
A banda de São Paulo aposta na tradição do Hard Rock, combinando elementos do Punk, para criar músicas que abordam tanto questões pessoais quanto sociais.
Com guitarras potentes e vocais intensos, o quarteto está se estabelecendo não apenas por seus álbuns de estúdio, mas também por suas apresentações ao vivo energéticas.
Mercantes
A banda de Minas surgiu em 2011 com o álbum “Mercantes”. Eles trazem uma vibe nova para o Pop Rock Nacional, com letras sobre amor, despedidas, revoltas, e outros assuntos do dia a dia.
Com 4 álbuns lançados e fazendo sucesso em todo o Brasil, a Mercantes é a aposta certa para quem curte Indie Rock. Eles até tiveram músicas regravadas por outros artistas, como “O que eu quis” regravada pela Lilian Knapp da Jovem Guarda. Em 2017, soltaram “A expressão do infinito”, com participação de Érika Martins, ex-Penélope e atual Autoramas.
Canto Cego
Direto do Rio de Janeiro, a banda Canto Cego já está na estrada há um bom tempo, trazendo uma mistura empolgante de Rock And Roll com elementos brasileiros.
Desde seus primeiros passos criativos na Favela da Maré, o objetivo do grupo sempre foi unir o rock com poesia, e eles têm feito isso de forma excepcional.
Em 2023, o grupo lançou novos singles, incluindo a explosiva “Farsa (Alvorada)”, que combina diferentes vertentes do Rock com vocais impressionantes.
Miêta
Entre arranjos psicodélicos, a banda Miêta, originária de Minas Gerais, lançou em outubro seu álbum de estreia intitulado “Dive”.
O álbum é composto por dez faixas que exploram uma vertente experimental do indie, ao mesmo tempo em que desenvolvem a identidade única do grupo, sem se prender a fórmulas predefinidas, o que lhes permite experimentar novas e variadas combinações sonoras.
Carne Doce
Carne Doce, liderada pela vocalista e compositora Salma Jô, é originária de Goiás. A banda mescla elementos do rock com outros estilos musicais e é reconhecida por faixas como “Falo”, que é considerada um manifesto feminista.
Em 2024, a banda lançou seu quinto álbum de estúdio, “Cererê”, composto por 10 faixas. Para promover o álbum, eles divulgaram o single “Noite dos Tristes”.