A Águas de Penha deu início a um projeto piloto revolucionário para combater as perdas de água na rede de distribuição. Desde o dia 14 de agosto, a empresa está utilizando uma tecnologia de ponta, chamada IRIS®, desenvolvida pela WATERLOG®, para identificar vazamentos ocultos e visíveis de forma precisa e eficiente.
De acordo com Arthur May, coordenador do Centro de Operações Integrada (COI) da Águas de Penha, o sistema IRIS® se baseia no conceito de Cidades Inteligentes e funciona através de um equipamento instalado no cavalete de entrada de água de algumas residências, ao lado do hidrômetro. “A instalação é rápida e realizada por funcionários da Águas de Penha, devidamente identificados e uniformizados”, pontua Arthur.
O equipamento coleta dados em tempo real sobre o consumo de água de cada imóvel, transmitindo as informações para um software específico. Através da análise desses dados, a equipe técnica da Águas de Penha consegue identificar com precisão a ocorrência de vazamentos, tanto na rede externa quanto dentro das residências.
“Com essa iniciativa, buscamos incrementar o compromisso em buscar soluções inovadoras para melhorar a qualidade dos serviços prestados aos usuários. A utilização da tecnologia IRIS® representa um avanço significativo na gestão dos recursos hídricos e contribui para a construção de uma cidade mais sustentável”, cita o profissional.
Benefícios aos consumidores
A identificação rápida e precisa dos vazamentos permite que a empresa realize os reparos de forma eficiente, minimizando as perdas de água e os impactos ambientais. O equipamento não tem contato com a água que chega às residências, garantindo a qualidade e a segurança do abastecimento.
A instalação e a utilização do equipamento são gratuitas para os consumidores, não havendo impacto na conta de água. O sistema também é capaz de detectar vazamentos internos nas residências, permitindo que os moradores sejam informados e possam realizar os reparos necessários.
Outras informações importantes:
- O equipamento não faz barulho e não interfere no funcionamento do hidrômetro.
- A instalação é rápida e não causa transtornos aos moradores.
- Os dados coletados são utilizados exclusivamente para a identificação de vazamentos e não são compartilhados com terceiros.