Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Itajai Navegantes

Inovação: tecnologia de ponta ajuda a detectar vazamentos de água em Penha

A Águas de Penha deu início a um projeto piloto revolucionário para combater as perdas de água na rede de distribuição. Desde o dia 14 de agosto, a empresa está utilizando uma tecnologia de ponta, chamada IRIS®, desenvolvida pela WATERLOG®, para identificar vazamentos ocultos e visíveis de forma precisa e eficiente.

De acordo com Arthur May, coordenador do Centro de Operações Integrada (COI) da Águas de Penha, o sistema IRIS® se baseia no conceito de Cidades Inteligentes e funciona através de um equipamento instalado no cavalete de entrada de água de algumas residências, ao lado do hidrômetro. “A instalação é rápida e realizada por funcionários da Águas de Penha, devidamente identificados e uniformizados”, pontua Arthur.

O equipamento coleta dados em tempo real sobre o consumo de água de cada imóvel, transmitindo as informações para um software específico. Através da análise desses dados, a equipe técnica da Águas de Penha consegue identificar com precisão a ocorrência de vazamentos, tanto na rede externa quanto dentro das residências.

“Com essa iniciativa, buscamos incrementar o compromisso em buscar soluções inovadoras para melhorar a qualidade dos serviços prestados aos usuários. A utilização da tecnologia IRIS® representa um avanço significativo na gestão dos recursos hídricos e contribui para a construção de uma cidade mais sustentável”, cita o profissional.

Benefícios aos consumidores

 A identificação rápida e precisa dos vazamentos permite que a empresa realize os reparos de forma eficiente, minimizando as perdas de água e os impactos ambientais. O equipamento não tem contato com a água que chega às residências, garantindo a qualidade e a segurança do abastecimento.

A instalação e a utilização do equipamento são gratuitas para os consumidores, não havendo impacto na conta de água. O sistema também é capaz de detectar vazamentos internos nas residências, permitindo que os moradores sejam informados e possam realizar os reparos necessários.

Outras informações importantes:

  • O equipamento não faz barulho e não interfere no funcionamento do hidrômetro.
  • A instalação é rápida e não causa transtornos aos moradores.
  • Os dados coletados são utilizados exclusivamente para a identificação de vazamentos e não são compartilhados com terceiros.

Posts Relacionados

Escolas SESI de Itajaí promove evento para mostrar projetos inovadores de estudantes

Águas de Penha revitaliza poços tubulares para garantir abastecimento de qualidade

Vendas de imóveis superam R$ 1,1 bilhão em Balneário Piçarras no primeiro semestre de 2024

Fort Atacadista inaugura Açougue Carne Fresca em Itajaí

Penha além do parque: cidade desponta como novo potencial de turismo náutico

Nova fachada do Riviera Business e Mall chama à atenção com jardim vertical de mais de 300 m²

Águas de Penha distribui mais de 1,8 bilhão de litros de água tratada no primeiro semestre de 2024

Mercado Público sedia jam sessions e rodas de choro do 26º Festival de Música de Itajaí

Águas de Penha intensifica orientação aos moradores do bairro Gravatá de como se ligarem à rede de esgoto

Entrega da Torre Brisa, primeira etapa do complexo Torres da Brava, da Lotisa, marca nova geração de empreendimentos na Praia Brava