Evento aconteceu entre domingo e quarta-feira (8 a 11/09) em Balneário Camboriú, com a participação de mais de sete mil pessoas
O 21º Congresso Brasileiro de Contabilidade reuniu mais de sete mil participantes durante quatro dias, com programação que aconteceu no Expocentro Balneário Camboriú Julio Tedesco. Os congressistas, vindos de todo o Brasil, se hospedaram nos hotéis de Balneário Camboriú e desfrutaram do comércio e gastronomia da cidade, gerando um impacto significativo na economia local. O evento vem para reforçar o quanto o Turismo de eventos e o segmento MICE (Meetings, Incentives, Conferences, and Exhibitions / Reuniões, Incentivos, Conferências e Exposições) são essenciais para movimentação econômica e minimização dos impactos da sazonalidade na cidade e região.
O presidente do SINDICONT Litoral (Sindicato dos Contabilistas de Balneário Camboriú e região), Silvio Ribeiro, salienta que o Congresso Brasileiro de Contabilidade foi ‘um marco’ para a classe contábil nacional e um evento ‘épico’ que aconteceu em Balneário Camboriú. “Que não teria acontecido se não tivesse a interação entre entidades regionais que apoiaram o evento desde a terraplanagem até a entrega do Expocentro BC Julio Tedesco. Isso foi muito importante. E o Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau foi uma das entidades que apoiou muito. O 21º Congresso Brasileiro de Contabilidade foi um sucesso, um dos melhores do mundo, com mais de 7 mil participantes”, diz.
O processo de captação do evento iniciou em 2016, mas somente em 2017 foi anunciado oficialmente que Balneário Camboriú havia sido escolhida como sede para o 21º CBC – inicialmente previsto para acontecer em 2020, mas por conta da pandemia de Covid-19 precisou ser adiado para 2024. “Tivemos que reiniciar todo o processo de concepção do 21º Congresso Brasileiro de Contabilidade, mas realizá-lo agora em 2024 fez com que Balneário Camboriú fosse agraciada em ainda celebrar os 100 anos do Congresso”, acrescenta Silvio.
O Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau atuou diretamente na captação deste evento, como relembra a então presidente da entidade e atualmente vice-presidente de Promoção do Destino do BC Convention, Margot Rosenbrock Libório. “A realização do Congresso Brasileiro de Contabilidade em Balneário Camboriú para nós foi uma grande alegria, além de ser um marco para o Expocentro BC Júlio Tedesco. Esse é um evento que muito antes da obra do Expocentro estar finalizada ele já era pensado – os contadores da cidade, da região e de Santa Catarina já tinham a intenção de trazer o evento para Balneário Camboriú. Eu me recordo que em tratativas muito anteriores à conclusão da obra já se pensava em trazer esse evento. É uma grande alegria e orgulho para nós que o evento tenha acontecido agora, com um público tão qualificado”, explica, ressaltando ainda o quanto as entidades locais foram visionárias ao ver a possibilidade de realizar o evento ainda há oito anos.
O evento contou com mais de 50 paineis e 260 atividades técnicas, com palestrantes de renome, a exemplo de Dan Cockerell, ex-vice-presidente do Magic Kingdom do Walt Disney World; Pedro Janot, ex-presidente da Azul Linhas Aéreas; Rachel Maia, CEO da RM Consulting; Geraldo Rufino, empreendedor; e Gil Giardelli, estudioso da sociedade em rede e inovação radical.
A presidente do BC Convention, Andrezza Negrini, destacou a importância que foi para Balneário Camboriú receber este evento, já que sete mil pessoas estiveram por pelo menos quatro dias na cidade, vivenciando a experiência que é estar em Balneário. “Este evento não só destacou a importância de Balneário Camboriú no cenário nacional, mas também evidenciou o potencial do turismo de eventos em nossa cidade. A presença de tantas pessoas de diferentes regiões do Brasil é uma demonstração clara da força e da relevância do setor de eventos. Destacando como este segmento pode ser um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento econômico local, e o sucesso deste congresso é uma prova indiscutível das grandes potencialidades que nosso município possui nesse sentido”, diz.
Andrezza aproveita para citar que Balneário Camboriú está apenas começando a explorar o potencial que o segmento MICE pode oferecer e que cada evento é uma oportunidade para mostrar o que a cidade tem de melhor: a infraestrutura de meios de hospedagem e atrativos turísticos, comércio, bares e restaurantes, belezas naturais e muito mais. “Por isso, é fundamental que continuemos a investir em nossa cidade, fortalecendo nosso compromisso com a excelência. Agradeço a todos que contribuíram para o sucesso deste evento e continuaremos a trabalhar para que Balneário Camboriú siga se destacando como o melhor destino para eventos”, completa.
Foto Comunicação CFC