Como comprar passagens aéreas para Natal e Ano-Novo? Veja 5 dicas para economizar

Close up of African American woman drinking champagne while celebrating New Year with her friends.

Para aproveitar as melhores ofertas em passagens aéreas, considere reservar com antecedência, usar modos de navegação privada e acompanhar as companhias nas redes sociais

Com a chegada das festas de fim de ano, especialmente do Natal, muitos aproveitam para viajar e reencontrar familiares distantes. Para simplificar a vida dessas pessoas e garantir que encontrem as melhores ofertas em um período de alta demanda, o Google Flights lançou uma nova ferramenta. Essa função possibilita aos usuários identificar o momento exato para comprar passagens aéreas e certificar-se de conseguir preços mais baixos.

O Google Flights indica a data ideal para reservar os assentos, ajudando a economizar durante as celebrações do mês de dezembro. Recomenda-se considerar voos com escalas e evitar viajar nos finais de semana. A plataforma sugere que comece a procurar pelas passagens já no início de outubro e reserve com pelo menos 71 dias de antecedência. No entanto, essa não é a única forma de encontrar passagens aéreas com bom custo-benefício. Veja outras estratégias inteligentes!

1 – Use navegação anônima para fazer pesquisas

Outra dica eficiente para garantir passagens aéreas mais baratas é usar o modo de navegação anônima. Quando se pesquisa em modo normal, os sites coletam dados sobre preferências e histórico de buscas, ajustando os resultados para atender a um perfil específico. Isso pode levar a preços mais altos, já que a plataforma prioriza opções que considera mais relevantes para o usuário.

Para evitar essa personalização e encontrar as tarifas mais competitivas, abra uma nova guia anônima no navegador. Basta pressionar simultaneamente as teclas Ctrl, Shift e N, ou clicar com o botão direito do mouse na barra de endereços e selecionar a opção “nova janela anônima”.

2 – Pesquise durante a madrugada

Uma ótima sugestão para buscar passagens aéreas mais em conta é realizar essas pesquisas no site de viagens durante a madrugada. O motivo? Muitas pessoas reservam voos e, por diversos motivos como problemas no pagamento ou desistência, não finalizam a compra. Entretanto, essas pendências não confirmadas são canceladas após a meia-noite, liberando assentos e, consequentemente, reduzindo o valor das passagens. Portanto, vale a pena dedicar alguns minutos da madrugada para encontrar as melhores ofertas.

3 – Dê um “follow” nas companhias aéreas

As redes sociais também podem ser grandes aliadas na hora de comprar passagens aéreas mais em conta. Quase todas as companhias utilizam plataformas como Twitter, Facebook e Instagram para divulgar ofertas exclusivas, incluindo promoções de última hora. Siga os perfis das empresas e ative as notificações para ter um acesso rápido a descontos e aproveitar oportunidades imperdíveis.

4 – Pense em outras rotas

Desembarcar em aeroportos mais distantes dos grandes centros pode ser a chave para economizar na viagem. Algumas companhias aéreas já estão optando por operar em terminais menos populares, com diminuição dos custos operacionais, favorecendo o passageiro. Caso escolha um aeroporto alternativo, é fundamental pesquisar as opções de transporte disponíveis para chegar ao destino, considerando tempo, custo e praticidade. No Brasil, por exemplo, São Paulo oferece opções como Viracopos, em Campinas, que pode ser mais acessível do que Guarulhos ou Congonhas.

5 – Invista em milhas

Os programas de milhas são uma excelente opção, como um cartão de crédito com programa de fidelidade, pois os clientes acumulam pontos a cada compra, podendo trocá-los por passagens aéreas – é como se estivesse investindo em férias a cada gasto. Além dos cartões, as companhias também dispõem de programas de fidelidade, possibilitando que os viajantes mais frequentes acumulem pontos a cada voo e resgatem diversas vantagens, como upgrades e passagens gratuitas.

Créditos: Drazen Zigic/ Istock