Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Tiago Linck compartilha sua jornada na Aurora Coop

Sem braços, sem pernas e sem limites. Com esse lema, Tiago Linck, jovem de 17 anos com a rara síndrome de Tetra-Amélia, percorre o Brasil contando sua inspiradora trajetória de vida. Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), dos estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, a Fundação Aury Luiz Bodanese e sua mantenedora Aurora Coop promovem um roteiro de palestras pelas unidades da cooperativa. Na última sexta-feira (27), foi a vez dos colaboradores da Aurora Coop Matriz em Chapecó (SC) conhecerem a cativante história, por meio do Programa de Diversidade da Fundação.

O presidente da Fundação Aury Luiz Bodanese, Oscar Trombeta, realizou a abertura da programação e salientou que esse momento foi pensado para provocar reflexão sobre a capacidade de indignação diante de algumas realidades. “Mais do que um exemplo de superação, essa palestra é um exercício de cidadania e uma inspiração para todos nós. Sabemos que exemplos têm mais força do que palavras, eles nos impulsionam à transformação, e é isso que desejamos que todos levem consigo”.

EXEMPLO DE SUPERAÇÃO

Natural de Tiradentes do Sul (RS), Tiago destacou a alegria em contar sua trajetória e transformar vidas por onde passa. “Sempre digo que cada um tem uma missão aqui na Terra e a minha é levar esperança e motivação para as pessoas. Em família, sempre comentávamos que nosso sonho era trabalhar em parceria de uma grande corporação, e a Aurora Coop nos abriu essa oportunidade”, relata.

O apoio da família foi um ponto enfatizado pelo palestrante que, citou como seus pais – Rosane e Jair Linck, e suas irmãs, Thaís e Daiana – o motivam diariamente e o auxiliam a encontrar novas estratégias para uma melhor qualidade de vida. Por meio da boca e de uma pequena extensão da perna esquerda com o pé, Tiago desenvolve diversas atividades como escovar os dentes, escrever, desenhar e jogar videogame.

“Não importa o que a vida fez de você, mas o que você faz com o que a vida fez de você”. Essa clássica lição atribuída à Jean-Paul Sartre foi a mensagem principal deixada por Jair Linck, pai de Tiago, aos ouvintes da palestra. Para ele, celebrar as pequenas conquistas e focar em pontos positivos foi fundamental para que o filho e toda a família se tornassem as pessoas que são hoje. “Se eu aprendi algo com essa jornada, é que precisamos fazer o nosso melhor, em todas as situações. Isso faz a diferença na vida das pessoas. Hoje o Tiago motiva muitas pessoas. Ele nos lembra de sermos gratos pelo que temos”, refletiu ao propor aos participantes o desafio de não reclamar da vida.

Após contar sua história de vida e rotina atual, Tiago deixou uma reflexão aos colaboradores da Aurora Coop presentes na palestra. “Minha mensagem principal é para vocês se esforçarem ao máximo todos os dias. Eu não tenho braços nem pernas, sempre preciso de ajuda. Talvez eu não consiga fazer algumas coisas, mas o simples fato de me esforçar e dar o meu melhor já é suficiente. Não se compare com os outros. Se você der o seu melhor e fizer com dedicação, tenho certeza de que a pessoa certa, na hora certa, reconhecerá”, sublinhou.

No estado gaúcho, as palestras ocorreram em comemoração à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência. Em Santa Catarina, a programação segue com o objetivo de marcar o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro.

Foto: Caroline Lorenzetti/MB Comunicação

Posts Relacionados

Curso de Sistemas para Internet EaD do IFC Camboriú recebe nota máxima do MEC

Atleta do CEPE Joinville brilha no Campeonato Brasileiro Sub-17 e bate recorde

7ª VT de Florianópolis destina R$ 680 mil a fundos públicos de proteção civil e promoção de direitos

SESI de Brusque promove palestra solidária com foco na saúde da mulher

Presença feminina cresce 40,5% em novas empresas de Santa Catarina

SENAI de Brusque debate escassez de profissionais durante encontro com indústrias

Outubro Rosa: Mercadão de Coqueiros arrecada leite para famílias de pacientes

Atestado médico não precisa ter código da doença para ser válido, decide 2ª Turma

Lages sedia mais uma Exposição Passaporte de Primavera

Escola SESI de Brusque divulga bolsas de estudo para alunos da rede pública de ensino