O curso de Tecnologia em Sistemas para Internet, na modalidade Educação a Distância (EaD), do Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Camboriú, recebeu nota máxima (conceito 5) no processo de reconhecimento do Ministério da Educação (MEC).
De acordo com a coordenadora e professora do curso, Joice Seleme Motta, a avaliação é realizada em três dimensões: 1) Organização didático-pedagógica; 2) Corpo docente; e 3) Infraestrutura.
Entre os pontos relevantes da análise, o MEC atribuiu nota máxima à composição do corpo docente do curso, composto por 19 professores. Desses, 73,7% são doutores, 15,8% são mestres e 10,5% especialistas.
De acordo com o documento de avaliação, o corpo docente do curso incentiva o pensamento crítico, utilizando literatura atualizada, e tem formação compatível com as disciplinas que ministra. “Além disso, todos os docentes possuem experiência na educação superior, e muitos trazem também experiências práticas do mercado de trabalho, o que enriquece o ensino com exemplos interdisciplinares e práticos”, destaca a avaliação.
A respeito da dimensão “Infraestrutura”, a avaliação destaca que as tecnologias utilizadas em salas, os laboratórios e os softwares estão adequados ao modelo pedagógico proposto para as aulas práticas.
Para a coordenadora Joice Motta, atingir o conceito máximo é um indicador de excelência, dá credibilidade e visibilidade para o curso em relação ao mundo do trabalho e aos nossos estudantes. “Esse processo foi conduzido por muitos servidores para que ele pudesse obter o sucesso”, ressaltou.
Com a avaliação, o curso superior em Tecnologia para Sistemas de Internet EaD do IFC – Campus Camboriú reafirma seu compromisso com a excelência, consolidando-se como referência na formação de profissionais para o mundo do trabalho. “O reconhecimento coloca a instituição entre as melhores opções para quem busca uma educação de qualidade na área”, finalizou a coordenadora.