Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
ENTRETENIMENTO

Amizade entre os artistas Lapa e Mousse inspira exposição inédita em Florianópolis

Abertura da mostra “Universos Paralelos” será na quarta, 6 de novembro, na Galeria Lama; entrada é gratuita e visitantes vão participar do sorteio de uma tela exclusiva dos artistas 

 

Amigos de longa data, os artistas Lapa e Mousse, abrem na quarta-feira, dia 6 de novembro, a exposição “Universos Paralelos” na Galeria Lama, em Florianópolis. Com entrada gratuita, a abertura será a partir das 19h.

 

Segundo a empresária Chris Ribeiro, responsável pela curadoria e produção executiva da mostra, além de lançar uma nova coleção de obras de arte, a exposição busca celebrar a amizade e parceria dos artistas plásticos. A produtora do Ateliê Chris Ribeiro destaca ainda que nesta exposição, Lapa e Mousse encontram novos caminhos para estabelecer diálogos com o subconsciente de cada um através da arte coexistindo em Universos paralelos.

 

“Fazendo o uso de técnicas mistas, que envolvem tinta acrílica, giz pastel oleoso, e intervenções oriundas da arte urbana, os artistas elaboram peças únicas que expressam momentos de agitação e placidez emocional, que são capazes de conversar intimamente com o subconsciente de cada expectador, deslocando-o do seu lugar de conforto ou acolhendo o, de acordo com suas interpretações pessoais de cada obra”, compartilha a curadora.

 

Uma tela em branco

Além das sete telas de cada artista, a mostra “Universos Paralelos” vai apresentar uma tela em branco no início da exposição. Essa 15ª tela receberá, ao longo da visitação da mostra, intervenções dos dois artistas e o trabalho final será conhecido na finissage, no dia 30 de novembro.

 

“Na festa final da exposição, os artistas vão terminar juntos essa tela e ela será sorteada na mesma noite. E para participar do sorteio da obra é bem fácil, toda pessoa que passar pela Galeria e assinar o livro de presença durante o período da exposição vai concorrer”, explica Chris.

 

Rodas de Conversa

Durante o período de exposição serão realizadas três rodas de conversa. A primeira acontece no sábado, dia 9 de novembro. A especialista em arteterapia Jaque Leal vai falar sobre “Arte como terapia: expressão, criatividade e saúde mental”. Já no sábado, dia 16, Lino Gabriel, editor da Revista Brasileira de Estudos da Homocultura (REBEH) e idealizador da marcha trans de Florianópolis e região traz o tema “[TRANS]cendendo masculinidades convencionais: Novas perspectivas da pluralidade da construção da masculinidade na sociedade contemporânea”.

 

Completa o ciclo das rodas de conversa, participação da doutoranda em Filosofia pela UFSC Felini de Souza no sábado, dia 23. O tema do encontro será “Razão e emoção: Construções artísticas em face dos saberes filosóficos”. Todas as Rodas de Conversa acontecem a partir das 16h no Café da Galeria, que fica junto da Galeria Lama, e a entrada é gratuita.

 

David Vieira, que é proprietário da Galeria, ressalta a importância de receber exposições no espaço.

 

“Abrimos a Galeria em 2021, e o primeiro artista a expor trabalhos aqui foi o Mousse, e agora ele retorna apresentando trabalhos inéditos ao lado do Lapa. Desde que iniciamos as atividades, já recebemos exposições de artistas catarinenses e de outros estados, sempre com o objetivo de valorizar e dar mais visibilidade para as artes, nas suas mais diversas linguagens”, destaca.

 

Sobre os artistas

Lapa – tatuador e artista plástico há 12 anos, Andrei Berbert, conhecido como “Lapa”, é natural de Florianópolis/SC. O trabalho do artista é fortemente influenciado pela tatuagem tradicional e pela arte abstrata. Lapa explora diferentes materiais, técnicas e texturas, transitando entre a pele e o canvas, trazendo uma abordagem única e criativa para suas criações.

 

Mousse – natural de Florianópolis/SC, onde vive e desenvolve a maior parte dos seus trabalhos, Leonardo Schneider, também conhecido como “Mousse”, foi inspirado inicialmente pela poesia e em seguida por alguns movimentos de contracultura. O artista explora através da sua obra, de maneira livre, intensa e subjetiva, assuntos do cotidiano misturados a sua paleta cromática, sempre com muitas texturas e figuras expressivas, buscando dialogar profundamente com o espectador.

 

Serviço: Abertura da exposição “Universos Paralelos”, dos artistas Lapa e Mousse

Data: 6 de novembro de 2024, quarta-feira, às 19h

Local: Galeria Lama (Rua João Pinto, 198 ou Rua Antônio (Nico) Luz, 159, Centro, Florianópolis/SC)

Visitação até 30 de novembro, de quarta a sexta, das 18h às 00h, sábado das 12h às 00h e domingo das 12h às 18h

Entrada gratuita

Posts Relacionados

Warung Beach Club celebra 22 anos nesta sexta-feira, com noite histórica ao som de Sasha & John Digweed

Feriadão é na Zoom, em Balneário Camboriú

De graça: confira seis exposições de arte abertas para visitação em Florianópolis

Cor do Pano abre as portas em Balneário Camboriú

Desterro Autoral chega às ruas em novembros com Skrotes

Papas da Língua celebra 30 anos em Curitiba

Dia Nacional do Livro: ranking dos títulos mais buscados no país tem os best-sellers “É Assim Que Acaba” e “Café com Deus Pai”; confira

Cidades Invisíveis e Temple Of Runner lançam coleção colaborativa com foco no impacto social e esportivo

Cineastas de Bombinhas produzem filme sobre dilemas de senhora que viveu em ilhas de faróis na infância

Mais de 3 mil pessoas participaram da 3ª edição do FICA em Garopaba