Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia BR

Documentário explora mercado de energia limpa no país

Idealizado por Tereza Farias e dirigido por Adriano Portela, “Brasil Renovável” reforça importância de energias sustentáveis e mostra seu impacto na realidade brasileira

No ano passado, o Brasil alcançou um recorde na geração de energia limpa, com 93,1% de toda eletricidade produzida no país proveniente de fontes renováveis, de acordo com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). O marco histórico serviu para que o tema se tonasse filme, idealizado por Tereza Farias, da 3M Editora, e dirigido por Adriano Portela.

Com previsão de lançamento para o início de 2025, “Brasil Renovável: Legado Sustentável, Futuro Brilhante”, irá explorar o mercado de energia limpa através de registros históricos, inovações feitas ao longo dos anos e entrevistas com figuras céleres do setor, como o atual Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e a Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.

– Traremos todos que fazem parte desse ecossistema, mas o nosso foco será em mostrar como que estas práticas contribuíram para a comunidade de forma geral. Além da questão ambiental, exploramos bastante os elementos sociais, como a geração de empregos no setor e o impacto positivo na vida de trabalhadores e suas famílias – explica Portela.

O documentário irá abordar todos os tipos de energia sustentável, mas deve focar nas solar e eólica, que juntas compreendem a segunda maior fonte de energia limpa do país (21%). Tereza, fundadora da 3M, reforça que pretende mostrar o papel do Brasil no segmento através das criações e inovação nacionais.

– O Brasil possui uma geografia extremamente preparada para se aproveitar das energias renováveis, e mais do que isso, tem todo um grupo de pesquisadores e inventores que transformou o setor a nível mundial. Acho que chegou a hora de mostrarmos que não somos apenas o país do futebol, mas também da ciência e da inovação – afirma Farias, idealizadora do projeto.

Este é o segundo projeto audiovisual da 3M relacionado a um mercado energético. A produtora também foi responsável pelo documentário “Ventos do Brasil”, que detalha a história e repercussões da energia eólica no país. A ideia da editora é de transformar assuntos pragmáticos, como mercado e economia, em produção artísticas e educacionais gratuitas.

A nova obra conta ainda com a chancela institucional da ABSOLAR – Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica – fundação sem fins lucrativos que tem como objetivo congregar as empresas do setor e promover o consumo de energia solar no país. A entidade está junto com a 3M Editoria capitaneando o filme.

– Nosso objetivo (Da 3M) é eternizar o legado das principais esferas que regem o nosso país. Então primeiro criamos um filme para explorar a energia eólica (“Ventos do Brasil”), e agora estamos promovendo uma obra que reforça a importância e a necessidade da energia limpa. Estes filmes, acima de tudo, são produtos educacionais, e acredito que, futuramente, podemos transmitir em escolas e instituições de ensino – completa Farias.

O filme será lançado no primeiro semestre de 2025 nos principais eventos ligados ao segmento, como a COP 30 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas), em Belém, no Pará. Além disso, a obra ficará disponível de forma gratuita através do Youtube.

Mais informações em http://www.3meditoraecomunicacao.com/

Posts Relacionados

Eterna Globeleza Valéria Valenssa é madrinha de instituto que apoia pacientes com câncer

Conselhos para ter sucesso como empreendedor

Entenda como economizar água e energia elétrica no banho durante as estações quentes do ano

Médica explica o que é candidíase de repetição e como tratar esse problema

Vacinas para gestantes: imunização contra bronquiolite é inserida no calendário

Black Friday: consumidores podem começar a monitorar preços; saiba as estratégias para fugir de ciladas e principais direitos

Celular para idoso vale a pena? Confira como comprar em 2024

Como evitar infiltrações nos períodos de chuva da próxima estação

Em dez anos, Tecpar certifica 271 produtores orgânicos de São José dos Pinhais

iFood ultrapassa Aliexpress e assume 8º posição no Top 10 dos maiores e-commerces do Brasil