Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

“Plantando para o Futuro” é implementado com sucesso em mais uma escola catarinense

O Núcleo Municipal Professora Antonieta de Souza, do município de Palmeira, implementou o Projeto “Plantando para o Futuro: Horta Escolar” que contemplou também a nova etapa “Plantando para o Futuro: Compostagem”. Idealizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), entidade vinculada à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), a iniciativa conta com a parceria do Sindicato Rural de Otacílio Costa.

As atividades foram conduzidas pelo instrutor Gilsonei Duarte que destacou o envolvimento das crianças em todas as etapas do projeto. “Depois de três meses com as atividades da horta, seguidas pela etapa de compostagem, entregamos os certificados e observamos com satisfação os alunos consumindo a cenoura e outros produtos cultivados por eles mesmos”.

Palmeira é um município de forte vocação agrícola e a maioria dos alunos são filhos, netos ou parentes de agricultores, o que fez com que se identificassem intensamente com o projeto. “Essa iniciativa trouxe para a escola uma realidade presente nas suas casas e propriedades rurais”, realçou Duarte.

O “Plantando para o Futuro: Horta Escolar” é destinado aos alunos do ensino fundamental (1º ao 5º ano) e visa promover a educação ambiental de toda a comunidade escolar, estimulando o hábito por alimentos saudáveis e o trabalho em equipe. Implementada no ano passado, a iniciativa já contabiliza a participação de várias turmas e centenas de alunos de diversas escolas. Neste ano, o projeto passou a contar com a etapa de compostagem, que tem sido muito bem recebida pelos estudantes.

O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, ressaltou o sucesso da iniciativa, afirmando que incentiva hábitos saudáveis e contribui para o desenvolvimento de habilidades essenciais, como planejamento, gestão, solução de problemas e respeito ao meio ambiente. “Os resultados têm trazido benefícios concretos para as escolas e para o cotidiano dos alunos, o que nos mostra que estamos no caminho certo.”

O dirigente complementou, ainda, que a iniciativa é gratificante, pois os reconhecimentos dos alunos, professores, diretores e pais, estão vindo até mesmo por meio de cartas.  “Os relatos validam a eficiência do projeto e demostram que é fundamental continuarmos aprimorando as atividades”.

ENTENDA O PLANTANDO PARA O FUTURO

As atividades do “Plantando para o Futuro: Horta Escolar” iniciam com teoria, trabalhada de forma lúdica, abordando temas como a preservação dos recursos naturais. Na sequência são organizados os canteiros com utilização dos recursos disponíveis (solo, calcário e adubo orgânico) e, em seguida, os alunos semeiam as sementes de hortaliças e fazem o plantio das mudas.

Após essa primeira etapa do projeto, desenvolvido com a coordenação do Senar/SC, os alunos e seus professores ficam responsáveis pelo manejo posterior da horta. Em seguida, vem a etapa de compostagem.

Acesse os canais de comunicação do Sistema Faesc/Senar:

Foto: divulgação

Posts Relacionados

Moda X Saúde: o perigo da automedicação para emagrecer

Encontro em Brasília promovido pelas entidades hospitalares AHESC e FHESC discute desafios para a saúde em SC

Cota de aprendizes não pode ser flexibilizada por norma coletiva, decide TRT-SC

Cartórios facilitam a recuperação de receita pública em SC em convênios com o TJSC

Prefeitura de Brusque será reconhecida pela criação de plataforma de consulta sobre terrenos e construções no município

Mestrado Profissional gratuito com polo no IFC Blumenau está com inscrições abertas

Educação de Jovens e Adultos do SESI/SC completa 25 anos, com 100 mil atendidos

Terceiro Ciclo Mulheres nas Artes traz a Blumenau e região rodas de conversa com mulheres ativas no cenário cultural nesta semana

Fort Atacadista expande ‘Boteco Gelado’ e chega a 9 lojas de Santa Catarina

Proibição do uso de celular em escolas. Por que é importante?