Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Aumenta a variedade de vinhos artesanais produzidos no oeste catarinense

A variedade de vinhos artesanais produzidos na região oeste catarinense e a quantidade de produtos apresentados, chamaram a atenção dos enólogos que participaram recentemente da Avaliação Regional de Vinhos. Anualmente o Sebrae/SC promove a avaliação com o intuito de apreciar a qualidade dos vinhos produzidos, analisar a evolução técnica da produção e identificar critérios que devem ser melhorados. Neste ano, a ação foi realizada em duas etapas sediadas nos municípios de Lajeado Grande e Quilombo.

Em Quilombo, o evento foi realizado na Vinícola Busnello, com a degustação e avaliação de 54 rótulos de vinhos de mais de 60 produtores, de 10 municípios: Concórdia, Iraceminha, Lajeado Grande, Marema, Modelo, Nova Erechim, Pinhalzinho, Ponte Serrada, Quilombo e Serra Alta. A avaliação foi realizada por seis enólogos: Clodenir Megiolaro, Fábio Ricardo Ecco, Jean Giacomin, Lucas Fardo, Odinei Busnello e Vinicius Caliari.

“Até um tempo atrás a região só produzia Niágara Branco e Bordô. Agora temos Niágara Branco, Niágara Rosé, Niágara Bordô, Isabel, Cabernet Sauvignon, Tannat, Moscatel e Lorena. Então, ampliou consideravelmente a variedade de vinhos produzidos e avaliados anualmente. Isso representa que temos um leque muito maior de produtos que ingressarão no mercado com legalização”, analisou o consultor credenciado ao Sebrae/SC e enólogo, Fábio Ricardo Ecco.

Para o secretário municipal da Agricultura de Quilombo, Edson Savoldi, eventos como esse servem para avaliar tecnicamente a qualidade dos vinhos para depois retornar ao vinicultor com as indicações de aperfeiçoamento de produção e sugestões de melhorias. “O Sebrae/SC e a Epagri trabalham em conjunto com as Secretarias Municipais de Agricultura para o desenvolvimento da atividade, buscando assim melhorar a renda e a qualidade de vida das famílias, além de incentivar que os jovens permaneçam no campo”, comentou.

Segundo o extensionista rural da Epagri em Quilombo, Adilson Barella, pelo programa de melhoria de qualidade dos vinhos artesanais os produtores recebem assistência técnica de um profissional capacitado que auxilia no aprimoramento do produto. “Devido sua importância deve ser permanente pensando no aperfeiçoamento constante dos vinhos. O intuito é tornar o vinho um produto com importância econômica na propriedade para a família, incentivando e orientando também a legalização da atividade”, destacou.

“Foi uma honra ter participado na avaliação de todos as amostras de vinho. O objetivo principal da degustação foi de avaliar tecnicamente a qualidade dos vinhos. Essas análises são fundamentais para ver o potencial da nossa vitivinicultura. O Sebrae/SC a partir das consultorias tecnológicas tem contribuído para fortalecer essa cadeia produtiva. Essa parceria está fomentando ainda mais os negócios da vinicultura da região”, analisou o enólogo e empreendedor, Odinei Busnello.

SEBRAETEC

O programa de consultoria tecnológica do Sebrae (Sebraetec) impulsiona as empresas a melhorarem os seus processos, serviços e produtos. As consultorias podem auxiliar os pequenos negócios nas áreas de design, produção e qualidade, desenvolvimento tecnológico e sustentabilidade.

O analista de negócios do Sebrae/SC, Thiago Dalla Rosa, explicou que na vitivinicultura o objetivo é aumentar a produtividade de uva nos vinhedos, incentivar a instalação de novas parreiras, melhorar a qualidade de vinhos produzidos e orientar sobre adequações necessárias para contemplar os padrões exigidos.

“Agora começamos a obter os resultados das consultorias com a regularização e a legalização das vinícolas. São processos complexos, que requerem alto investimento na construção e na aquisição de equipamentos. Pelo Sebraetec também auxiliamos no desenvolvimento da identidade visual, aplicação da marca e ainda a rotulagem e informação nutricional, além de acesso a novos mercados”, explicou Thiago.

VINÍCOLA BUSNELLO

A estrutura da vinícola é de 220 metros quadrados, está localizada na Linha Portugal, interior do município de Quilombo, e tem capacidade de produzir 20 mil litros/ano. Na propriedade a família cultiva dois hectares de parreiras divididas em Bordô, Niágara Branca, Niágara Rosé, Concord e Lorena. Entre os vinhos produzidos estão vinho bordô seco, vinho branco seco e suave, vinho tinto seco e suave, vinho rosé e seco. Todas as atividades na empresa rural são exercidas pelos familiares, desde o plantio das videiras, poda e os cuidados necessários até a produção e comercialização dos produtos.

O empreendimento participa há 13 anos do Programa de Consultoria Tecnológica do Sebrae (Sebraetec), que visa fortalecer a competitividade dos pequenos negócios e estimular a transferência de tecnologia entre instituições e empresas para que possam superar limitações e barreiras tecnológicas. Em 2022, conquistou o credenciamento do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o que assegura a qualidade dos produtos entregues aos consumidores finais. Esse marco foi a coroação da trajetória, que iniciou há mais de 150 anos com a vinda de Maximino Busnello, nascido na Itália, ao Brasil.

Foto: Divulgação

Posts Relacionados

Moda X Saúde: o perigo da automedicação para emagrecer

Encontro em Brasília promovido pelas entidades hospitalares AHESC e FHESC discute desafios para a saúde em SC

Cota de aprendizes não pode ser flexibilizada por norma coletiva, decide TRT-SC

Cartórios facilitam a recuperação de receita pública em SC em convênios com o TJSC

Prefeitura de Brusque será reconhecida pela criação de plataforma de consulta sobre terrenos e construções no município

Mestrado Profissional gratuito com polo no IFC Blumenau está com inscrições abertas

Educação de Jovens e Adultos do SESI/SC completa 25 anos, com 100 mil atendidos

Terceiro Ciclo Mulheres nas Artes traz a Blumenau e região rodas de conversa com mulheres ativas no cenário cultural nesta semana

Fort Atacadista expande ‘Boteco Gelado’ e chega a 9 lojas de Santa Catarina

Proibição do uso de celular em escolas. Por que é importante?