Prefeitura de Brusque será reconhecida pela criação de plataforma de consulta sobre terrenos e construções no município

Homenagem será entregue no 7° Congresso Catarinense de Cidades Digitais e Inteligentes que acontece nos dias 28 e 29 deste mês, em Camboriú

A Prefeitura de Brusque lançou um site que disponibiliza, de forma gratuita e imediata, o Cadastro Territorial Multifinalitário e a Consulta de Viabilidade a respeito de propriedades e terrenos no município. Pelo projeto, o município recebe o título como ‘Projeto Inovador 2024’ no 7° Congresso Catarinense de Cidades Digitais e Inteligentes, que acontece nos dias 28 e 29, em Camboriú.

O evento, gratuito para prefeitos (eleitos e reeleitos), vereadores e servidores públicos, é uma iniciativa da Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Camboriú. Ao total, 15 projetos serão reconhecidos na ocasião (confira aqui).

De acordo com o Diretor de Contatos Estratégicos, Matheus de Oliveira, com o novo site, o cidadão passou a ter informações sobre terrenos e construções na cidade de forma instantânea. Além disso, a consulta passou a ser gratuita, ao invés dos R$ 19,75 cobrados anteriormente. “O GeoBrusque permitiu que a emissão de consultas de viabilidade, que antes demoravam até sete dias, possa ser feita de maneira manual em apenas 10 segundos. A consulta é disponibilizada de acordo com o novo Plano Diretor, demonstrando a capacidade da plataforma de se adaptar rapidamente a novas normativas”, destacou o diretor.

Com a Consulta Prévia de Viabilidade acessível de maneira gratuita e imediata, a população brusquense passou a ter autonomia para consultar dados urbanísticos sem burocracia e sem a necessidade de deslocamentos até a prefeitura. “Até o final de outubro, o portal já havia emitido mais de 64.000 relatórios de viabilidade, mostrando sua ampla aceitação e a satisfação dos usuários. Essa transparência e acessibilidade permitiram que cidadãos e empresas tomassem decisões mais rápidas e informadas sobre a viabilidade de seus empreendimentos”, completou Oliveira.

Para ter acesso às informações, basta entrar no Portal GeoBrusque, que já está 100% funcional e não precisa de qualquer tipo de cadastro, apenas concordar com os termos de uso.

O 7° Congresso Catarinense de Cidades Digitais e Inteligentes vai reunir prefeitos, gestores, servidores, vereadores. Uma feira tecnológica acontecerá paralelamente ao ciclo de palestras e apresentações de inovações nas cidades. “Será um evento importante para pautar os novos eleitos sobre soluções disponíveis no mercado e como as administrações municipais caminham na implantação de governos digitais”, explica o diretor da RCD, José Marinho.

Além de modelos implantados nos municípios, o público do encontro terá acesso às soluções disponíveis pela IGTECH, I4i – Intelligence Four innovation, eMaster, Conectaa Sistemas, Binär Tech, VoxCity, Flugo, Gove e o Portal de Compras Públicas. O congresso tem o apoio institucional da Federação de Consórcios, Associações de Municípios e Municípios de Santa Catarina (FECAM) e das associações de municípios AMFRI, AMREC, AMURES, AMAUC, AMVALI, AMURC, AMERIOS, AMARP, AMESC, AMAVI, GRANFPOLIS, AMUNESC, AMNOROESTE eAMPLANORTE.

As inscrições estão abertas e são gratuitas para servidores públicos, universidades, entidades e vereadores e devem ser feitas pelo https://www.sympla.com.br/rcd.

Serviço:
7° Congresso Catarinense de Cidades Digitais e Inteligentes

Data: 28 e 29 de novembro de 2024
Horário: a partir das 08hs
Local: Ginásio de Esportes Irineu Bornhausen | Camboriú (SC)
Inscrições gratuitas para servidores públicos, entidades e universidades:  https://www.sympla.com.br/rcd
Informações via WhatsApp: (41) 3015-6812 ou pela imprensa@redecidadedigital.com.br
Autora: Evelin Moreira
Fonte: Rede Cidade Digital (RCD)
Créditos da Imagem: O Portal da Cidade Brusque