Desde junho deste ano, o app passou a ofertar o agendamento online de consultas presenciais. Reconhecimento ocorrerá durante o 7° Congresso Catarinense de Cidades Digitais e Inteligentes que acontece nos dias 28 e 29 deste mês, em Camboriú
Desde junho deste ano, o aplicativo Conecta.í – desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia de Itajaí – passou a disponibilizar o agendamento de consultas com clínico geral. A iniciativa será reconhecida como “Projeto Inovador 2024” no 7° Congresso Catarinense de Cidades Digitais e Inteligentes que acontece nos dias 28 e 29 deste mês, em Camboriú.
O evento, promovido pela RCD em parceria com a Prefeitura de Camboriú, reunirá prefeitos, gestores, servidores e especialistas para abordar soluções e investimentos voltados para a transformação digital dos serviços públicos. O encontro acontece a partir das 08hs no Ginásio Irineu Bornhausen.
Visando diminuir as filas de espera e melhorar o acesso ao atendimento médico no SUS, a Prefeitura de Itajaí disponibiliza mensalmente mil vagas para consultas presenciais com agendamento via aplicativo. Segundo Secretario de Tecnologia do município, Murillo Sodré, o acesso a essa nova funcional possibilitou aos cidadãos que não podem comparecer às unidades de saúde o agendamento de consultas sem precisar sair de casa.
“Tem pessoas cuja rotina e compromissos dificultam que estejam nos horário de agendamento nas unidades. Com o acesso ao app, basta clicar no ícone “Saúde” e depois em “Minha Saúde” e realizar o login na plataforma para identificar o cidadão. É possível escolher o local, o horário e a data da consulta para os sete dias seguintes”, destacou o secretário.
O maior potencial tecnológico, de acordo com Sodré, foi o conhecimento do público alvo da ferramenta, que demonstra um recorte muito importante da população que usa o aplicativo. “Hoje podemos saber que a população engajada no projeto é majoritariamente feminina (72%), que a média de idade é de 39 anos, e que a utilização tem horários de picos as 09h00 e às 14h00. Entendendo qual a população atingida, podemos fazer campanhas muito mais assertivas, principalmente no horário que o engajamento será ainda maior”, ressaltou.
O aplicativo tem o objetivo de facilitar o acesso da população aos serviços públicos municipais. Além do agendamento de consultas médicas, a ferramenta disponibiliza notas escolares, vagas de emprego, comprovantes de vacinas, ouvidoria, Alerta Mulher, entre outros. O Conecta.í, foi desenvolvido em 2019 pela Secretaria de Tecnologia e possui mais de 140 mil downloads.
O 7° Congresso Catarinense de Cidades Digitais e Inteligentes vai reunir prefeitos, gestores, servidores, vereadores. Uma feira tecnológica acontecerá paralelamente ao ciclo de palestras e apresentações de inovações nas cidades. “Será um evento importante para pautar os novos eleitos sobre soluções disponíveis no mercado e como as administrações municipais caminham na implantação de governos digitais”, explica o diretor da RCD, José Marinho.
Além de modelos implantados nos municípios, o público do encontro terá acesso às soluções disponíveis pela IGTECH, I4i – Intelligence Four innovation, eMaster, Conectaa Sistemas, Binär Tech, VoxCity, Flugo, Gove e o Portal de Compras Públicas. O congresso tem o apoio institucional da Federação de Consórcios, Associações de Municípios e Municípios de Santa Catarina (FECAM) e das associações de municípios AMFRI, AMREC, AMURES, AMAUC, AMVALI, AMURC, AMERIOS, AMARP, AMESC, AMAVI, GRANFPOLIS, AMUNESC, AMNOROESTE eAMPLANORTE.
As inscrições estão abertas e são gratuitas para servidores públicos, universidades, entidades e vereadores e devem ser feitas pelo https://www.sympla.com.br/rcd.
Serviço:
7° Congresso Catarinense de Cidades Digitais e Inteligentes
Data: 28 e 29 de novembro de 2024
Horário: a partir das 08hs
Local: Ginásio de Esportes Irineu Bornhausen | Camboriú (SC)
Inscrições gratuitas para servidores públicos, entidades e universidades: https://www.sympla.com.br/rcd
Informações via WhatsApp: (41) 3015-6812 ou pela imprensa@redecidadedigital.
Créditos da Imagem: Secom Itajaí
Autor: Evelin Moreira
Fonte: Rede Cidade Digital