O fim de ano está às portas! Pensando nessa temporada de correria para festas e escolha correta dos presentes, sabemos o quanto a decoração da casa ainda é o ponto alto para nós brasileiros. Para este ano, vemos uma preferência por espaços confortáveis, detalhes mais simples e aconchegantes que priorizam e resgatam o conceito de tradição. Por isso, separamos as principais tendências em decoração de Natal, com dicas para cada cômodo e sugestões de combinações que encantarão sua família e convidados.
Tendências de decoração
Para este Natal, está em alta a busca de uma estética nostálgica, no estilo casa da vovó. Tudo o que traz boas lembranças, decorações vintage, cores clássicas e fitas de Natal são as novas tendências. Trata-se de criar um universo que relembre a magia do fim de ano da década de 80/90
Buscando essa nostalgia, algumas pessoas estão apostando nas decorações artesanais, feitas à mão, utilizando materiais reciclados ou naturais, o que dá um toque único à decoração.
Além das cores mais tradicionais, vermelho e dourado, a inclusão de outras cores como bege e verde cria contrastes interessantes. Essa paleta é capaz de trazer mais modernidade e unidade aos espaços, criando combinações sofisticadas e acolhedoras que são agradáveis aos olhos.
Dicas: cômodo por cômodo
A porta da casa é o local que todos vão olhar quando chegarem na noite de natal, ou quando passarem pela rua. Por isso, invista em luzes, guirlandas e enfeites para a fachada. Caso tenha uma árvore no seu quintal, decore-a com sinos e fitas de diferentes tamanhos e acabamentos, deixando toda atmosfera ainda mais natalina.
A sala geralmente é o coração da casa durante as festas de fim de ano; local para as decorações da árvore de Natal, onde ficam os presentes e tudo mais. Madeira, vidro e elementos naturais são muito populares. E não se esqueça das luzes, elas podem ser usadas entrelaçadas ao redor da árvore ou nas janelas.
A mesa de jantar é onde acontece a magia ceia. Lembrando disso, não se esqueça de colocar uma toalha de mesa de um tom neutro com pratos e copos que reflitam a personalidade da sua família durante o natal, dourados se forem mais modernos, ou decorados, se são do estilo criativos. Os centros de mesa podem ser arranjos de flores sazonais ou até mesmo pinhas decoradas com glitter.
Para quem deseja um toque natalino no quarto, as luzes de led podem ser uma boa opção. Pendure-as na cabeceira da cama ou ao redor da parede, com imagens ou polaroids da família. Use almofadas e mantas para melhorar o aspecto de aconchego nos ambientes — mas não se esqueça que vivemos em um país tropical, dezembro é um mês bastante quente, então aposte em tecidos como algodão, que tendem a não esquentar muito.
Clássico e moderno podem ser amigos
Para conseguir uma decoração bem-sucedida, de modo geral a combinação de elementos clássicos é a chave principal. Mas, também é possível misturar enfeites vintage com peças contemporâneas para aqueles que não abrem mão da modernidade. Não se limite: o uso de texturas mistas pode adicionar dimensão e interesse ao seu visual.
Outro exemplo são as fitas de natal, que tendem a ser usadas na decoração. Elas podem ser encontradas em várias cores e tamanhos e podem ser usadas para decorar a árvore ou penduradas em guirlandas. Inclusive, também são usadas como laços em presentes. Portanto, a fita pode ser combinada de inúmeras maneiras e ainda aderir à influência do seu gosto no visual.
A decoração é uma maneira de expressar afeto por esses momentos tão importantes. Por isso, cada vez mais as gerações tendem a buscar na nostalgia uma forma de contar novas histórias dos natais futuros, com a singularidade e a capacidade de unir família e entes queridos. Portanto, a maior dica é: arrisque-se, coloque à prova sua criatividade para construir novas memórias afetivas, reutilizando aquelas que sempre te emocionaram.
Créditos: Choreograph / iStock