Com curadoria de Francela Carrera, exposição abre dia 12 de dezembro, na Fundação Cultural BADESC
Obras que se utilizam de vídeo como suporte artístico, sejam elas experimentais ou não narrativas, integram a Mostra de Videoarte que será aberta na quinta-feira, dia 12 de dezembro, na Fundação Cultural BADESC, em Florianópolis. A entrada é gratuita e começa a partir das 19h.
Segundo Francela Carrera, os seis projetos, que participaram da chamada pública, passaram por uma seleção curatorial que teve como foco visibilizar produções que permitissem experimentações não-convencionais ou diversas no âmbito da linguagem.
“Seja por uma edição analógica, filmagem performática, vídeo desenvolvido a partir de um desktop ou inteligência artificial, mas sempre tendo como fio condutor a ideia do agora, usando como princípio nossas próprias tecnologias, dinâmicas e processos artísticos que nascem de uma necessidade de narrar nossas trajetórias e subjetividades”, compartilha a curadora.
Os selecionados foram: Bicha rrata e Williany Prist, com “não sei se compartilhamos o mesmo espaço [talvez um novo espaço?], mas com certeza compartilhamos o tempo”, Camila Alba, Gabriel Villas, Juliano Ventura e Lucas Reitz com “Paisagem Tendência”, Gabriel Bicho com “Que sua luta seja como a Floresta”, Matheus da Rocha Montanari com “Reticulação”, Mauricio Igor com “Compram-se ventiladores com gambiarra” e Osmar Domingos com “Upgrade da mãe”.
A Mostra de Videoarte poderá ser visitada até 30 de janeiro de 2025 no Espaço Fernando Beck. A Fundação Cultural BADESC fica na Rua Visconde de Ouro Preto, 216, no Centro de Florianópolis, está com duas exposições abertas para visitação: “Objetos Instalativos”, de Rubens Oestroem, que pode ser visitada até o dia 12 de dezembro, e “Água Mole, Pedra Dura”, da artista Camila Martins, em cartaz até 9 de janeiro de 2025. O horário de visitação é de segunda a sexta, das 13h às 19h e a entrada é gratuita.
Foto: Videoarte de Camila Alba, Gabriel Villas, Juliano Ventura e Lucas Reitz