A gestão humanizada e a constante inovação colocam a cooperativa no ranking da GPTW
A Credifoz, cooperativa de crédito com sede em Itajaí (SC), celebra uma conquista histórica: foi reconhecida entre as 30 melhores empresas de médio porte para se trabalhar em Santa Catarina, segundo o ranking do Great Place to Work (GPTW), divulgado no dia 5 de dezembro. Esta certificação reflete a dedicação da instituição em construir um ambiente de trabalho colaborativo, inovador e centrado nas pessoas.
Além disso, a cooperativa recebeu o Destaque em Saúde Emocional, um reconhecimento especial promovido em parceria com a Jungle Medical, empresa de saúde mental do ecossistema Great People. Este prêmio celebra as organizações que implementam programas e estratégias voltadas para a saúde e o bem-estar emocional de seus colaboradores.
Com 16 anos de atuação no Litoral catarinense e mais de 110 mil cooperados, ela se destaca por integrar os princípios cooperativistas a uma gestão participativa e humanizada. A valorização da individualidade dos 269 colaboradores, com ênfase no diálogo e no cuidado, promove uma cultura organizacional que prioriza o bem-estar e o engajamento.
Entre as iniciativas inovadoras, está o podcast PodSerDiferente, uma plataforma para discutir diversidade e inclusão, fortalecendo o compromisso com um ambiente de trabalho acolhedor e plural. Já o projeto Fortaleça Jovem, um programa de desenvolvimento de jovens talentos, promove a conexão entre os colaboradores e a comunidade; e o Programa Nadando, focado no crescimento interno, capacita colaboradores nos eixos de pessoas, processos, negócios e resultados.
A Roda de Conversa da GPTW, um espaço interativo para avaliar o clima organizacional, identificar melhorias e reforçar os valores da cooperativa; e o Sistema de Onboarding, um processo acolhedor para integração de novos colaboradores, alinhando-os à cultura da empresa, são ações inovadoras em prol de um ambiente melhor.
Liderança e inclusão
Outra marca da Credifoz é a diversidade: no seu quadro de profissionais, 178 são mulheres e 91, homens. Dos 31 cargos de liderança, 57% são ocupados por mulheres. Uma delas, inclusive, é a diretora-administrativa, Marlian Catarina.
Para Marina Crispim Santos, gestora de Gestão de Pessoas da Credifoz, o prêmio é uma validação de práticas que transformam a rotina coorporativa. “Nosso foco é continuar fortalecendo a cultura inclusiva, promovendo o bem-estar e atraindo talentos que compartilhem nossos valores”, destaca.
Já o diretor-executivo, Silvano Lazarini Junior, considera o prêmio como um compromisso renovado com colaboradores e cooperados. “Ser uma das 30 melhores empresas para trabalhar no Estado não se traduz apenas em números, mas em histórias, talentos e vidas impactadas positivamente. Isso nos coloca diante da responsabilidade de continuar promovendo um ambiente organizacional no qual o respeito, a confiança e o desenvolvimento humano sejam prioridades”, explica.
Ele complementa dizendo que a instituição quer ser uma referência não apenas em resultados, mas em como cuida das pessoas. “O reconhecimento pelo GPTW é mais um marco na trajetória da Credifoz, que nos inspira a inovar e liderar com propósito, reafirmando nosso papel em construir uma sociedade mais justa e colaborativa”, conclui Lazarini.
Sobre a Credifoz
Integrante do Sistema Ailos, a cooperativa está presente em nove cidades do Litoral catarinense, com 23 postos de atendimento. Oferece serviços como crédito, investimentos, seguros e consórcios e é referência em soluções financeiras personalizadas e no fortalecimento do cooperativismo. Em 2024, ultrapassou a marca de R$ 1 bilhão em ativos.
Foto: Credifoz/Divulgação