Os 25 anos da criação do Conselho Regional de Educação Física de Santa Catarina (CREF3/SC) foram tema da sessão especial realizada na noite desta sexta-feira (6) pela Assembleia Legislativa (Alesc). A homenagem foi proposta pelo deputado Mário Motta (PSD) e contou com a participação de ex-dirigentes do conselho, profissionais de educação física e instituições que atuam em conjunto com o órgão.
O parlamentar, que também é educador físico, destacou que o conselho catarinense é um dos mais importantes do país, “respeitado principalmente pela postura ética de seus diretores ao longo do tempo, pela dedicação dos profissionais a ele filiados”. O deputado foi homenageado pela entidade durante a sessão e recebeu a carteira de identidade profissional.
“Sou profissional de educação física com muito orgulho. Essa é uma profissão extremamente importante para o desenvolvimento de crianças e adolescentes, além de servir como um importante aliado na promoção à saúde de adultos e idosos. O CREF3/SC é uma instituição bastante séria, competente e zelosa, que muito contribui para a qualidade dos trabalhos realizados em nosso estado. São merecedores de todas as homenagens e reverências”, frisou.
A instituição iniciou oficialmente as atividades em 19 de novembro de 1999. Desde então, atua na defesa da sociedade ao fiscalizar o exercício profissional e zelar pela qualidade dos serviços oferecidos à população, principalmente, nos contextos de educação, saúde, esporte e qualidade de vida.
Primeiro presidente do CREF/SC, Marino Tessari lembrou-se das dificuldades iniciais para a implantação da autarquia, mas destaca a evolução, não só do conselho, mas do educador físico. Coube a ele discursar em nome dos homenageados. “Começamos com dois mil profissionais e hoje somos mais de 30 mil”, comentou. “A criação do conselho trouxe uma contribuição para a criação de novos cursos de Educação Física, tanto na licenciatura, quanto no bacharelado. Isso trouxe uma qualificação, a partir dos cursos superiores e de capacitação e trouxe uma melhoria significativa nos serviços prestados na área da atividade física em geral, tanto na escola, como no esporte, como na saúde”, completou.
Jeferson Ramos Batista, primeiro vice-presidente do conselho, também apontou o papel da entidade no fortalecimento da profissão. “São 25 anos de uma profissão que está cada vez mais fortalecida”, afirmou. “Conquistamos cada vez mais espaços nesse tempo. O conselho faz a diferença na vida do profissional. Além da fiscalização, temos outras áreas que apoiamos, como a capacitação. O conselho tem muito a comemorar nesses 25 anos.” A sessão especial contou com a presença do secretário de Estado da Saúde, Diogo Silva; e dos reitores da UFSC, Irineu Manoel de Souza, e da Udesc, José Fernando Fragalli.
Reconhecimento
O Legislativo estadual, como forma de reconhecer a atuação de entidades e profissionais pelos importantes serviços prestados ao longo destes 25 anos, prestou uma homenagem especial ao Conselho Regional de Educação Física de Santa Catarina, com a entrega de uma placa. Também foram homenageados dez integrantes da instituição: Marino Tessari, presidente entre os anos de 1999 e 2012; Eloir Edmilson Simm, presidente entre 2012 e 2015; Irineu Wolney Furtado, presidente entre 2015 e 2021; e Paulo Rogério Maes Júnior, presidente entre 2021 e 2024.
Claudio Augusto Boschi, presidente do Conselho Federal de Educação Física no período de 2020 a 2024, e Jorge Steinhilber, presidente de 1999 a 2020, também foram agraciados com as honrarias. A profissional mais antiga do conselho, Kassandra Nunes Amaro, e o profissional mais antigo, Juarez Muller Dias, além de Delmar Alberto Tôndolo e Jean Carlo Leutprecht, conselheiros desde 1999, foram os outros homenageados durante a sessão.
Receberam certificados a Associação dos Profissionais de Educação Física de Santa Catarina (APEF/SC), Universidade da Região de Joinville (Univille), Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), Universidade Regional de Blumenau (Furb), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Secretaria de Estado da Saúde (SES/SC); Secretaria de Estado da Educação (SED/SC); Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), Conselho Estadual de Esporte (CED/SC), Serviço Social do Comércio (SESC), Serviço Social da Indústria (SESI), Associação dos Conselhos Profissionais de Santa Catarina (ASCOP), e o Sindicato das Academias de Santa Catarina (SIACADESC).
Foto: Divulgação