Conexão emocional e facilidade de escuta são motivos de escolha por ouvir rádio

0
Young couple preparing for vacation trip on the car in sunny day. Woman and man sitting and ready for going to sea, riverside or ocean. Concept of relationship, vacation, summer, holiday, weekend.

Pesquisa da Jacobs Media, destaca como o rádio conquista os ouvintes com acessibilidade, confiança e proximidade

Uma pesquisa recente da Jacobs Media revelou os principais motivos que levam as pessoas a escolherem o rádio como meio de comunicação. Entre os destaques, estão a facilidade de escutar no carro (67%), a gratuidade (64%) e a conexão emocional com locutores e programas (60%). 

Para Roberto Cervo Melão, presidente do SindiRádio (Sindicato das Empresas de Rádio e TV do Rio Grande do Sul), esses fatores demonstram a força do rádio em atender às necessidades e preferências de seus ouvintes. “O rádio tem uma capacidade única de se adaptar à rotina das pessoas. Seja no carro, no trabalho ou em casa, ele está sempre presente, oferecendo informação, entretenimento e companhia de forma acessível e gratuita,” afirma Melão.

A pesquisa também destacou outros motivos que reforçam a relevância do rádio, como a diversidade de conteúdos, a credibilidade na informação e a agilidade em coberturas ao vivo. “O rádio é imediato, confiável e próximo. Os ouvintes sabem que podem contar com ele em qualquer situação, seja para se informar sobre uma emergência, ouvir música ou se conectar emocionalmente com os programas e locutores que fazem parte de suas vidas,” explica.

Melão ressalta que a interação entre os locutores e o público é um dos diferenciais mais marcantes do rádio. “A conexão emocional mencionada por entrevistados é um reflexo do quanto os ouvintes se sentem próximos das vozes que os acompanham diariamente. Essa relação cria um vínculo único, que não se encontra em outros meios,” complementa.

Com a gratuidade apontada como um dos motivos principais, o presidente do SindiRádio reforça o papel democrático do rádio. “O rádio é acessível a todos, independente de classe social ou localidade. Ele chega onde muitos outros meios não conseguem, levando cultura, informação e entretenimento de qualidade,” acrescenta.

 

Sobre o SindiRádio

O SindiRádio é o Sindicato dos Radiodifusores do Rio Grande do Sul, representando e defendendo os interesses dos profissionais e empresas do setor de radiodifusão no estado. Com uma trajetória de compromisso com a qualidade e a ética na comunicação, o SindiRádio atua para fortalecer o papel da radiodifusão. Mais informações estão em www.sindiradio.org.br.