Neste primeiro momento, será feita a retirada e armazenamento dos documentos
A Prefeitura de Balneário Camboriú deu o primeiro passo para iniciar a digitalização de seus arquivos. O processo iniciou pela secretaria de Compras e Patrimônio, com a adesão da pasta à licitação do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região da Foz do Rio Itajaí (CIS-Amfri) com uma empresa que executa os serviços de recolhimento e armazenamento deste material impresso. “Balneário Camboriú respira inovação e, na prática, vamos instituir isso também aqui, na prefeitura. O fim de salas lotadas de papel representará não só a modernização dos fluxos e sistemas, mas também demonstra nossa preocupação nossa com o meio ambiente”, ressaltou a prefeita Juliana Pavan.
O secretário de Compras e Patrimônio, Leocádio Giacomello, explica que neste primeiro momento será realizada a retirada do material impresso das salas utilizadas pela secretaria de Compras como arquivo e que estes documentos ficarão guardados sob responsabilidade da empresa. Ao todo, são 3.100 caixas com papéis. “Com a retirada destes documentos do local, que deve acontecer na próxima semana, vamos liberar mais espaços para outros atendimentos”, explicou.
De acordo com o secretário, o mesmo processo de retirada e armazenamento dos materiais impressos deverá ocorrer com as secretarias da Fazenda, Saúde e Educação. “Posteriormente, vamos abrir uma licitação para, então, digitalizarmos estes documentos nas demais secretarias. Nosso objetivo é eliminar por completo os documentos impressos, evitando a sobrecarga dos espaços”.
Reorganização dos espaços
A retirada do material impresso possibilitará a readequação de alguns espaços na sede da prefeitura. Conforme explica o secretário da Casa Civil, Leandro Índio da Silva, em uma das salas, localizada no térreo, será instalada a nova Secretaria de Governo, Inovação e Orçamento (Segov) e, no outro espaço, será feita a ampliação do Setor de Compras.
Será possível, ainda, transferir a diretoria de Projetos Especiais (onde também está lotado o setor que organiza o projeto de reurbanização da orla) do terceiro para o segundo andar, onde fica também a Secretaria de Planejamento. “Essa mudança possibilitará ainda a ampliação do espaço da nova Secretaria de Comunicação”, disse o secretário. Outra mudança prevista também é a transferência do gabinete do vice-prefeito, que hoje fica no terceiro andar e que também será realocado para o segundo piso.
“Toda essa readequação foi planejada para melhor aproveitar o espaço, possibilitando assim melhores condições de trabalho aos servidores e melhorando também o atendimento ao público”, enfatizou.
Documentação online
Além disso, por determinação da prefeita e pensando também em dar mais agilidade aos processos e contribuir com o meio ambiente, evitando a impressão de papéis, a Controladoria do município anunciou que, a partir de agora, os colaboradores da prefeitura admitidos em Caráter Temporário (ACTs), que já tiveram vínculo com a prefeitura nos últimos 12 meses, poderão enviar sua documentação de forma online, por meio do site da prefeitura. “Não será mais necessário reapresentar toda a documentação. Quem já teve vínculo com a prefeitura deverá apresentar somente as certidões negativas do poder judiciário, desburocratizando o processo de seleção e facilitando a vida do servidor público”, celebrou a controladora-geral, Angelita Koslowski.
_______
Informações adicionais:
Secretaria de Compras e Patrimônio
(47) 3267-7000