Evento acontece nesta sexta-feira (26), às 18h30, na Casa da Família
A Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família, realiza, nesta sexta-feira (26), a entrega oficial da Carteira Municipal de Identificação da Pessoa com Deficiência, Cadastro e Inclusão. O evento acontece na Casa da Família (Rua 3100, 876 – Centro), a partir das 18h30, e reunirá beneficiários, autoridades e convidados.
“Desde o início da nossa gestão estamos trabalhando para o fortalecimento das políticas públicas para pessoas com deficiência, o que faz com que este momento seja ainda mais especial para mim, pois me sinto realizada em ver o projeto avançando e garantindo os direitos e o espaço das pessoas com deficiência. Preciso destacar também, que Balneário Camboriú será a primeira cidade catarinense a adotar um serviço de tradução simultânea voltado ao atendimento da comunidade surda nos serviços públicos municipais”, destaca a prefeita de Balneário Camboriú, Juliana Pavan.
O secretário de Assistência Social, Mulher e Família, Omar Tomalih, explica que com a carteirinha, a pessoa com deficiência consegue comprovar sua condição, garantindo assim o acesso a direitos previstos na legislação brasileira. “A entrega das carteirinhas ocorre em um mês muito significativo para a luta pelos direitos das pessoas com deficiência. Em setembro, além do Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, temos o Dia Nacional do Atleta Paralímpico e o Dia da Conscientização e Visibilidade Surda. Com essa iniciativa, nosso objetivo é dar mais autonomia e dignidade aos beneficiários”, ressalta o secretário.
Inicialmente, serão entregues 100 carteirinhas, direcionadas a pessoas com deficiências física, visual, auditiva, intelectual, autismo, múltiplas e ocultas.
Atendimento prioritário
Com a carteirinha, o usuário poderá comprovar a condição de deficiência no acesso a direitos garantidos pela Lei Brasileira de Inclusão (Lei 13.146/2015), incluindo o atendimento prioritário nos serviços municipais. “Iniciativas como essa são essenciais para a garantia dos direitos da pessoa com deficiência, promoção de cidadania, igualdade, combate ao capacitismo e, principalmente, ofertar dignidade e autonomia, eliminando barreiras que permitam o acesso de forma igualitária”, complementa a coordenadora de Políticas Públicas para a Pessoa com Deficiência, Gévelyn Almeida.
Para ter acesso ao benefício, a pessoa com deficiência deve procurar a Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família e apresentar a documentação necessária: documentos pessoais (identidade e CPF), comprovante de residência, laudo médico detalhado com o CID e a caracterização da deficiência e relatório social.
________________________
Informações Adicionais:
Secretaria Municipal de Assistência Social, Mulher e Família
(47) 3267-7170
Secretaria Municipal de Comunicação
Texto: Camila Lourenço e Beatriz Nunes
Fotos: Divulgação
(47) 3267-7022