Serviço de acolhimento familiar recebe novas inscrições

0

Interessados podem se inscrever na Casa da Família

A Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família, está com inscrições abertas para o Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora. O procedimento, voltado a pessoas e famílias residentes na cidade que desejam abrigar, de forma temporária, crianças e/ou adolescentes em situação de risco pessoal e social, acontece na Casa da Família (Rua 3100, 876 – Centro), de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19h.

“Acolher não é algo que se faz por nós mesmos. Não é busca de reconhecimento, nem de compensação. É um ato de amor, de empatia e de humanidade. Hoje percebo que acolhemos as crianças, mas fomos nós os maiores transformados. Ganhamos aprendizados, ganhamos amor, ganhamos carinho. Tenho uma gratidão enorme a Deus por ter colocado essas crianças em nossa vida e por ter nos permitido fazer parte da história delas”, compartilha N.C.S., que se dedicou à guarda provisória de dois irmãos – um menino de 3 anos de idade, de novembro de 2024 a março de 2025, e uma menina de 1 ano de idade, de novembro de 2024 a setembro de 2025. “Se me perguntarem se faria de novo, digo: com certeza, sim! Nenhum desafio foi maior que a transformação que vivemos nesse processo. E o que todos mais temem, o apego, foi justamente o que nos sustentou. O amor e o vínculo dão sentido a tudo”, revela, referindo-se à experiência de atuar, com a parceria do marido e da filha, como família acolhedora das crianças no período.

Critérios
Interessados em se candidatar ao trabalho social, devem ter 21 anos ou mais e atender a critérios estabelecidos – como não estar inscrito no Cadastro Nacional para Adoção – e ter tempo e afeto para doar. É importante ressaltar que o gesto acolhedor envolve responsabilidades relacionadas ao menor acolhido, avaliação interdisciplinar e participação obrigatória em capacitações oferecidas pelo Município. Além disso, durante a prestação do serviço, a família recebe o auxílio de um salário mínimo por criança acolhida.

Sobre o serviço
O Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora beneficia crianças e adolescentes que sofreram violações de direitos em seus lares originários, dos quais foram afastados, e precisam de acolhimento temporário, ao promover o atendimento personalizado e individualizado em ambiente familiar propício ao seu desenvolvimento integral de modo saudável, responsável e seguro.

________________________
Informações Adicionais:

Secretaria Municipal de Assistência Social, Mulher e Família
(47) 3267-7170

Secretaria Municipal de Comunicação
(47) 3267-7022