Marina Gil treinou com aplicativo alemão de inteligência artificial e pode erguer primeira taça como profissional na final do Catarinense Feminino
Neste sábado (25), às 15h, no estádio Salézio Kindermann, acontece a partida de volta da final do Catarinense Feminino 2025, disputada entre Avaí/Kindermann e Criciúma. No plantel das Leoas da Ilha está Marina Gil, atleta que passou pelo CUJU, aplicativo alemão de inteligência artificial, e pode se tornar a primeira jogadora de futebol revelada por IA a levantar um troféu na categoria profissional.
Natural de Florianópolis, Marina possui 16 anos e já marca presença na categoria principal do clube catarinense como uma grande promessa da equipe. Neste ano, a atleta foi campeã do “A Jornada”, competição do CUJU que elegeu os melhores atletas do torneio com o uso da IA.
Além do orgulho de ser a primeira jogadora relevada por IA na categoria profissional, Marina terá a oportunidade de participar de um período de treinos no Hertha Berlim, clube tradicional da Bundesliga. “Meu avô dizia que o cavalo passa arreado apenas uma vez e devemos aproveitar. Estou muito feliz, só tenho que agradecer à minha família”, afirmou a atacante.
O “A jornada” do CUJU começou com a triagem de mais de 80 mil usuários cadastrados. Após essa fase digital, 300 atletas foram convidados para as seletivas presenciais, dos quais 90 chegaram à grande final. O evento contou com a presença de milhares de pessoas e atraiu um time técnico presente formado por analistas, agentes, jornalistas e nomes consagrados do futebol, como os embaixadores do projeto Julio Cesar e Luiz Gustavo.
“A inteligência artificial democratiza as oportunidades. A frase-mãe desse aplicativo é ‘tornar o invisível, visível’. Isso é muito bacana. Imagina quantas crianças talentosas não são vistas, e o aplicativo ajuda a mostrar esse talento”, disse Julio Cesar.
Para Marina Gil se tornar a primeira jogadora revelada por IA a ser campeã na categoria profissional, o Avaí precisa de uma vitória simples diante do Criciúma. Na primeira partida da decisão, que foi realizada fora de casa, o placar ficou em 1 a 1. Em caso de novo empate, a final será decidida nos pênaltis.
Divulgação/Cuju

