Aluguel de patinetes elétricos gera mais de 700 empregos no Brasil

0

Além do estímulo às fontes renováveis, à redução da poluição e ao desenvolvimento sustentável, a micromobilidade urbana também gera uma rede de empregos pelo Pais. Somente em relação à locação de patinetes elétricos, a JET nestes dois anos mantém 700 colaboradores – funcionários e prestadores de serviços – em diferentes áreas para fortalecimento do segmento.

 

São profissionais que colaboram desde a manutenção dos equipamentos até a logística para implantação das operações. “Gosto de saber que as pessoas utilizam o nosso serviço não só para uma emergência, mas também para o deslocamento do dia a dia”, comenta o supervisor da JET em Itajaí, Eron Fragoso.

 

A 1,2 mil Km de distância, em Brasília, a embaixadora da empresa em eventos, Thatiely Menezes, comenta: “Tenho muito orgulho em fazer parte do time que está contribuindo para a construção de um novo futuro. Uma percepção similar ao de “É muito gratificante perceber que ajudamos as pessoas não só no lazer, mas também em seus afazeres”, diz o gerente da operação no Nordeste, Adalberto Cruz – direto de Natal, a outros 1,7 mil Km da Capital Federal.

 

Ainda há, entre os colaboradores, diferentes funções, como: o operador de baterias, motoristas, técnicos de manutenção e instrutores – que orientam os clientes sobre as regras de uso dos equipamentos a fim da segurança no trânsito, principalmente na Escola de Direção Segura, projeto que ocorre nos 31 municípios onde a empresa atua.

 

“Começamos com uma equipe pequena de pouco mais de 10 pessoas e algumas dezenas de patinetes. Hoje, influenciamos o dia a dia de cidades inteiras. Quando você vê uma pessoa deixando o carro e escolhendo o patinete, entende por que faz tudo isso”, diz Lincoln Silva, representante da JET.

 

Com uma frota acima de 20 mil patinetes elétricos, a geografia do serviço corresponde a cinco regiões do Brasil, abrangendo 11 estados – incluindo o Distrito Federal. Das 30 cidades, nove são capitais estaduais.

 

“Trata-se de um reflexo das condições climáticas e da própria infraestrutura urbana que se destaca o Brasil em relação aos demais países”, argumenta Silva. “Como sede da COP-30, existe todo um trabalho de diferentes entes públicos em prol da sustentabilidade ambiental conectada ao desenvolvimento urbano”.

 

É nesse contexto em que milhares de patinetes elétricos – e também bicicletas elétricas – se revezam no dia a dia das principais cidades brasileiras nas mãos da população. Uma experiência que já vem gerando bons resultados – neste biênio, foram 11 milhões de viagens realizadas tão somente por esse serviço da JET.

 

As patinetes e bicicletas elétricas da JET se tornaram parte do dia a dia de milhares de brasileiros — uma alternativa rápida, conveniente e ecológica ao transporte tradicional. A empresa também colabora com as autoridades na criação de infraestrutura urbana: em cinco cidades, a JET participa da sinalização de vagas de estacionamento para patinetes, tornando as ruas mais convenientes e seguras.